temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

18 outubro 2013

Neste dia - 18 de Outubro

1851 - Publicado o romance "Moby Dick"

Moby Dick é um romance do autor americano Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destrui-los todos. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de Moby-Dick ou A Baleia em Londres em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York em edição integral. O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de produtos extraídos das baleias.

Os detalhes contados com o realismo e propriedade de um escritor que viveu em barcos baleeiros, são capazes de transportar o leitor ao ambiente descrito e suas sensações.

O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.


1892 - Primeira linha telefónica interurbana

A 18 de Outubro de 1892, foi inaugurada nos EUA a primeira linha telefónica interurbana do mundo que ligava as cidades de Nova Iorque e Chicago.

A invenção do telefone, patenteada por Graham Bell, foi atribuída a Antonio Meucci a 11 de Junho de 2002, pelo Congresso dos EUA, em sequência de investigações que demonstram que Graham Bell tinha contactos dentro do Departamento de Patentes e também fez vários acordos, incluindo com subornos.

No entanto, o telefone não deixou de ser umas das invenções mais revolucionárias dos últimos séculos, permitindo a comunicação imediata a longas distâncias. Posteriormente, foram introduzidas inúmeras inovações, como o microfone de carbono, a marcação por impulsos, etc., até se chegar ao telemóvel que temos hoje em dia.


1922 - Nasce a BBC

A 18 de outubro de 1922 é fundada a British Broadcasting Corporation, uma das cadeias noticiosas mais respeitadas no mundo e a primeira empresa de televisão e rádio de Inglaterra.

Embora o arranque tivesse mais vocacionado para a rádio, em meados do século XX, a BBC começa a produzir programas e serviços noticiosos, transmitindo em televisão, rádio e, a partir dos anos 90, na Internet.

Desde 1932 começou a emitir para além do território nacional, com o objetivo de unir as pessoas de língua inglesa que viviam no então Império Britânico.


1967 - Sonda Venera 4 alcança Vénus

Venera 4 (em russo: Венера-4) foi uma sonda espacial soviética do Programa Vênera.

A Venera 4 foi lançada de um Sputnik Tyazheliy (67-058B) em direção ao planeta Vénus com a missão de estudar a atmosfera local. Em 18 de Outubro de 1967, a nave espacial entrou na atmosfera venusiana e libertou dois termómetros, um barómetro, um rádio-altímetro, um indicador da densidade atmosférica, 11 analisadores de gases e dois rádio-transmissores que operavam na banda DM.

O módulo principal, que transportou a cápsula para Vénus, incluía um magnetómetro, detectores de raios cósmicos, indicadores de hidrogénio e oxigénio e aparelhos para coleta de partículas carregadas. Foram enviados sinais da nave espacial, que abrandou e libertou um sistema de para-quedas depois de entrar na atmosfera venusiana, a uma altitude de 24,96 quilómetros. Venera-4 foi a primeira sonda a realizar com sucesso a análise do ambiente de outro planeta. Foi também a primeira sonda a pousar em outro planeta.

Venera 4 realizou a primeira análise química da atmosfera venusiana, mostrando que Vénus tem principalmente dióxido de carbono com uma pequena percentagem de azoto e abaixo de um por cento de oxigénio e vapor de água. Também foi ela que detectou que Vénus tinha um campo magnético fraco e sem radiação. A camada atmosférica exterior continha muito pouco hidrogénio e oxigénio não atómico. A sonda enviou as primeiras medições diretas provando que Vénus foi extremamente quente, que a atmosfera era muito mais densa do que a esperada, e que Vénus tinha perdido a maior parte da sua água há muito tempo.

Nasceram:

1926 - Chuck Berry, compositor, cantor e guitarrista norte-americano

1969 - Olegário Benquerença, árbitro de futebol português


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!