temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

24 outubro 2013

Neste dia - 24 de Outubro

1147 - D. Afonso Henriques conquistou aos mouros a cidade de Lisboa

A conquista de Lisboa aos Mouros começou a ser planeada logo após a Tomada de Santarém, a 15 de Março.
No entanto, só foi consumada a 24 de Outubro, consequência dos grandes confrontos que se deram entre o exército português, comandado por Afonso Henriques e auxiliado por Ingleses, Normandos, Aquitanos, Flamengos e Alemães e os Almocadéns mouros que ocupavam o Burgo

Foram realizados contínuos ataques e contra-ataques contra os Mouros, foram construídas poderosas máquinas de expugnação. Mas, quando já o desânimo se apoderava dos Cruzados, soubesse por um prisioneiro mouro que dentro das muralhas de Lisboa, os sitiados na praça, extenuados, sem víveres, sem munições, chegavam ao limite das suas resistências. Foram então redobradas as investidas e tomado o burgo de Lisboa a 24 de Outubro.

A 25 de Outubro de 1147, fazia a sua entrada triunfal, à testa de um luzido cortejo de barões, cavaleiros e homens de armas.

1857 - Fundado em Inglaterra o primeiro clube de futebol do mundo "Sheffield Football Club"

A origem do clube data de 1857, quando dois amantes do críquete, William Prest e Nathaniel Creswick, debateram até altas horas da madrugada acerca do desporto ideal para manter a forma durante o inverno, uma vez que as condições climatéricas dificultavam a prática do críquete.

Após muitas discussões, ambos chegaram à conclusão de que o futebol seria o tal desporto. Desta forma, em outubro de 1857, foi criado o primeiro clube da história, o Sheffield FC, ao redor do qual foram redigidos os primeiros regulamentos do futebol, conhecidos como "Códigos de Sheffield", que serviram para organizar as primeiras partidas: solteiros contra casados e profissionais contra amadores.

Cinco anos depois, 15 equipas haviam nascido na região de Sheffield, e o "germe" havia se espalhado para a cidade de Londres, que logo começou a organizar partidas com o Sheffield FC, apelidado "The Club", definição categórica que vem ratificar que ele foi o primeiro entre os primeiros clubes de futebol.

No entanto, a paixão de seus torcedores e o orgulho da equipa trouxeram o velho Sheffield FC até o século XXI. Hoje o clube pertence a uma divisão de futebol amador perdida no complicado sistema organizativo do futebol britânico, e joga no Stadium of Bright, perante 1.500 orgulhosos torcedores.

Apesar de não ter muitos troféus em sua sede, o Sheffield FC é, ao lado do Real Madrid, a única equipa do mundo a contar com a Ordem de Mérito da FIFA‎, que reconheceu oficialmente a equipa como "decana do futebol universal".


1931 - Al Capone foi condenado por evasão fiscal

A 24 de Outubro de 1931, o mafioso Alphonse Gabriel, mais vulgarmente conhecido por Al Capone, foi condenado por evasão fiscal e mandado para a famosa prisão de Alcatraz. Posteriormente, foi transferido para a Penitenciária do Estado da Filadélfia.

O conhecido gangster liderava o sindicato do crime em Chicago desde 1920, dedicando-se a roubar, a comercializar bebidas alcoólicas durante o período da Lei Seca e a outras actividades ilegais.

O agente do FBI Eliot Ness e a sua equipa foram os responsáveis pela investigação feita a Al Capone, tendo conseguido prendê-lo e acusado de evasão fiscal. Al Capone esteve preso até 1939, tendo regressado depois para a sua casa em Palm Island, na Florida.


2003 - Encerramento dos voos comerciais com o Concorde

O Concorde foi um dos dois aviões supersónicos de passageiros que operaram na história da aviação comercial, sendo o outro o soviético Tupolev Tu-144. Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04 (algo entre 2.346 km/h e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés). Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003. Foi operado apenas pela Air France e British Airways.




Nasceram:

1836 - Ramalho Ortigão, escritor e polemista português

1890 - Maria do Couto Maia-Lopes, supercentenária portuguesa

1936 - Bill Wyman, músico inglês

1966 - Roman Abramovich, empresário russo

1985 - Wayne Rooney, futebolista inglês


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!