temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

16 novembro 2013

Neste dia - 16 de Novembro

1938 - Descoberta do LSD

A 16 de Novembro de 1938, Alfred Hofmann estava a sintetizar ácido lisérgico e a misturá-lo com vários compostos. Quando chegou à 25ª combinação, ácido lisérgico com dictilamida, dei-lhe o nome de LSD-25 e pô-lo na prateleira onde ficou durante mais de cinco anos.

Em 1943, Hofmann absorveu acidentalmente pela pele uma pequena quantidade de LSD-25, experienciando assim aquela que se julga ter sido a primeira trip de LSD. Hofmann diz ter visto "uma corrente ininterrupta de imagens fantásticas, formas extraordinárias num intenso jogo de cores, como se fosse um caleidoscópio." A experiência durou cerca de duas horas.

O ácido lisérgico é um derivado da cravagem-do-centeio, um fungo dos cereais que normalmente se desenvolve no centeio. A cravagem-do-centeio era conhecida como uma toxina fatal - que causava uma doença conhecida como "Fogo de Santo António" - e como uma mais valia medicinal usada nos partos.

Em 1956, Humphry Fortescue Osmond, um psiquiatra britânico, escreveu o seguinte numa carta dirigida ao autor Aldous Huxley: "Para ir até ao Inferno ou voar com os anjos, precisa de algo psicadélico." A palavra "psicadélico" significa "manifestação da mente".

Nos anos 50 do século XX, psiquiatras canadianos trataram alcoólicos com LSD e garantiam uma taxa de sucesso de 50%. Um psicólogo defendeu que o LSD trazia benefícios em casos como estes já que "ajudava os homens a verem-se a si próprios, ao seu valor e comportamento de uma nova perspectiva; ao libertarem-se de padrões de pensamento e acção desvantajosos."


1945 - Nasceu a UNESCO

A 16 de novembro de 1945, na capital britânica, foi fundada a UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O objetivo principal era contribuir para a paz e para a segurança dos diversos povos através da educação, da alfabetização, da ciência, da cultura e da comunicação.

A sede principal encontra-se em Paris e a constituição, que entrou em vigor a 4 de novembro de 1946, foi assinada por 20 países.


2003 - É inaugurado o Estádio do Dragão

O Estádio do Dragão foi construído para substituir o velho Estádio das Antas que abriu as portas em 1952. Foi inaugurado em 16 de Novembro de 2003 num jogo particular com o Barcelona e utilizado em 2004 em cinco jogos do campeonato do Euro 2004, foi palco do jogo inaugural deste grande evento desportivo, disputado entre Portugal e a Grécia no dia 12 de Junho, onde a equipa anfitriã foi derrotada por 2-1.

O estádio teve uma construção conturbada. Durante a construção, conflitos entre o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa e o presidente da autarquia, Rui Rio, levaram a sucessivas paragens na obra e adiamentos. O estádio foi projectado pelo arquitecto Manuel Salgado e custou cerca de 98 milhões de euros, dos quais 18,5 milhões pagos pelo Estado.

Durante a construção, houve uma viva discussão sobre o nome a dar ao estádio. "Estádio das Antas", "Novo Estádio das Antas" e "Estádio Pinto da Costa" foram alguns dos nomes propostos. Pinto da Costa recusou o seu próprio nome e escolheu "Dragão" por referência ao Dragão que figura no emblema do clube.


2004 - O avião da NASA, X-43A, bateu o recorde da velocidade

No dia 16 de Novembro de 2004, o avião da NASA, X-43A, bateu o recorde da velocidade atingindo os 11.000 km/hora.

O avião propulsionado por scramjet é composto por um auto-reactor supersónico de combustão que permite alcançar velocidades hipersónicas.

O facto de não ter de ter a sua própria unidade de oxidação, como os foguetes, faz com que estas aeronaves possam ser mais pequenas e obter uma maior flexibilidade e segurança nas manobras de ultra alta velocidade na atmosfera.



Nasceram:

1878 - Óscar Moreno, médico português

1922 - José Saramago, escritor português

1949 - Diana Jean Krall cantora e pianista canadiana de jazz

1966 - Christian Lorenz, integrante da banda Rammstein

1966 - Rita Salema, atriz portuguesa

1974 - Paul Scholes, futebolista inglês



Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!