temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

28 novembro 2013

Neste dia - 28 de Novembro

1907 - Fundação do Leixões Sport Club

O Leixões Sport Club é um clube de Matosinhos fundado a 28 de Novembro de 1907.

Apesar de ser um clube com diversas modalidades e com um rico historial, existem três que se destacam das restantes, o Voleibol, a Natação e o Futebol.

O Leixões possui no seu historial futebolístico de grandes êxitos, dos quais se destacam uma vitória na Taça de Portugal frente ao Futebol Clube do Porto, várias presenças na Taça UEFA e uma presença na Taça das Taças indo até aos quartos-de-final desta mesma competição.


O Leixões é ainda um clube conhecido pelo seu grande número de adeptos. A média de adeptos por jogo em casa é entre 4 a 8 mil adeptos e fora arrasta sempre entre 2000 e 6000 adeptos, é considerado por muitos um dos maiores clubes ao nível do desporto nacional.. É importante referir que o Leixões possui ainda uma filial no Luxemburgo com o nome Leixões do Luxemburgo formada por emigrantes do Leixões.
O Leixões tem alguns livros dedicados ao clube, tem uma longa metragem ("És a Nossa Fé" de Edgar Pêra) dedicada aos adeptos de futebol e em especial do Sporting Club de Portugal e o clube e esta época, o Leixões tem direito a programas exclusivos na televisão Porto Canal.

São até ao momento a primeira e única equipa da Europa a qualificar-se para a Taça UEFA estando na terceira divisão do seu país. Foi graças à Taça de Portugal em 2002, onde acabaria por perder na final contra o Sporting CP, no entanto este já estaria qualificado para a Liga dos Campeões graças a sua classificação na liga.


1948 - A primeira máquina Polaroid


No dia 28 de Novembro de 1948, foi posta à venda por 89.75 dólares a primeira máquina Polaroid do mundo. A máquina instantânea era denominada por "Modelo 95" e a estrutura era muito pesada porque era feita de alumínio.

A película era colocada na parte de trás da máquina e cada fotografia durava um minuto a revelar. As primeiras imagens eram impressas em cor sépia, devido à instabilidade dos produtos químicos que as compunham.

Ano após ano, a empresa tentava superar diversos problemas técnicos, tentando sempre oferecer modelos mais práticos e eficientes para os utilizadores. Hoje em dia, a empresa Polaroid encontra-se numa fase de reestruturação desde que, mas continua a fabricar os seus famosos modelos de máquinas instantâneas.


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!