temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

19 julho 2013

Neste dia - 19 de Julho

1799 - Descoberta da Pedra Roseta

Durante a campanha egípcia de Napoleão Bonaparte, um soldado descobriu uma pedra de basalto negra esculpida, com escritos antigos sobre o povo de Rosetta.
De acordo com os arqueólogos que estudaram os escritos, estes datavam do segundo século a.C. A "Pedra Rosetta" foi estudada durante duas décadas pelo egiptólogo francês Jean François Champollion, que fez uma descoberta surpreendente: os dois escritos egípcios na pedra -- hieroglíficos e demóticos --pertenciam ao mesmo idioma.
A pedra foi a chave para descodificar os hieroglífos, um idioma "morto" há quase dois milénios e que ninguém conseguia decifrar.


1979 - Primeira-ministra em Portugal

Em 1979, a Engenheira em Química Industrial, Maria de Lurdes Pintassilgo, teve a honra de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Governo em Portugal, depois da aprovação da Constituição de 1976.
Além de ter um currículo impressionante, Maria de Lurdes Pintassilgo foi Presidente da Juventude Universitária Católica Feminina e do Movimento Internacional dos Estudantes Católicos.
Sucedeu ao Primeiro-ministro Carlos Mota Pinto no Governo até 1980. Os anos seguintes foram dedicados a funções de consultadoria para a UNESCO e para as Nações Unidas, assim como a promover a religião e a democracia entre os jovens.
Maria de Lurdes Pintassilgo faleceu em casa, vítima de paragem cardíaca, na madrugada de 10 de julho de 2004, aos 74 anos.



Nasceram:

1885 - Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus. Salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto (m. 1954)

1894 - Percy Spencer, inventor do forno microondas (m. 1970)

1934 - Francisco Sá Carneiro, ex-primeiro-ministro de Portugal (m. 1980)
 
1941 - Ana Salazar, estilista portuguesa

1947 - Brian May, guitarrista do grupo Queen

1975 - Clayton, futebolista brasileiro

1975 - Elpídio Silva, futebolista brasileiro




Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!