temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

22 julho 2013

Neste dia - 22 de Julho

1933 - Wiley Post voa sozinho à volta do mundo

O aviador americano Wiley Post regressou à Base Floyd Bennet, em Nova York, tendo voado sozinho à volta do mundo durante 7 dias, 18 horas, e 49 minutos.
Post, facilmente reconhecível pela pala que lhe cobria um olho, começou a viagem a 15 de Julho, rumo a Berlim. Após um breve descanso, voou para a União Soviética, Alasca, Canadá e, finalmente, Nova Iorque.
Em 1935, tentou voar sobre o pólo Norte para a URSS, com o humorista americano Will Rogers, quando os dois perderam a vida.



2011 - Atentados na Noruega, Utøya

Os atentados de 22 de julho de 2011 na Noruega consistiram numa explosão na zona de edifícios governamentais da capital, Oslo, e num tiroteio ocorrido poucas horas depois, na ilha de Utøya (no lago Tyrifjorden, Buskerud). Os atentados, perpetrados por um ativista de extrema-direita e fundamentalista cristão, resultaram em pelo menos 76 mortos (68 em Utoya e 8 em Oslo).

Às 15h20min, locais, houve uma grande explosão junto dos prédios onde se situa o gabinete do primeiro-ministro da Noruega Jens Stoltenberg, danificando vários edifícios e provocando oito mortos e numerosos feridos. Na zona fica também a sede do Ministério do Petróleo e Energia, que foi o edifício mais danificado. Segundo os meios de comunicação locais, a zona "assemelha-se a uma zona de guerra", pelos danos causados. De acordo com as declarações da polícia, o atentado foi perpetrado por um carro-bomba.

Poucas horas depois, na ilha de Utøya, ao norte da capital, um homem, Anders Behring Breivik, armado abriu fogo contra os participantes de um acampamento de jovens («universidade de verão»), organizado pela juventude do Arbeiderpartiet (Partido Trabalhista Norueguês), que atualmente está no governo do país. Entre 400 e 600 pessoas participavam do evento e pelo menos 68 foram mortas no atentado.

O atirador, vestido com um uniforme de policial, justificou a sua entrada no campo como «verificação de rotina após o atentado em Oslo» e começou a disparar contra os jovens.


Nasceram:

1889 - James Whale, cineasta britânico (m. 1957)

1955 - Willem Dafoe, ator norte-americano

1958 - Jaime Pacheco, ex-futebolista e treinador português de futebol

1980 - Dirk Kuyt, futebolista holandês


Outors eventos:



Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!