temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

27 julho 2013

Neste dia - 27 de Julho

1866 - Inauguração nos EUA do primeiro cabo telegráfico transatlântico

Um cabo submarino é um meio de transmissão de electricidade, voz, dados, ou outro sinal utilizando de um cabo especialmente construído para ser instalado sob ou sobre o leito oceânico.
Cabos Submarinos podem ser de três tipos: metálico, coaxial ou óptico, sendo que este último é o mais utilizado.
Muito embora existam divergências quanto às datas, o primeiro cabo submarino de que se tem notícia foi um cabo telegráfico lançado em 1851 no Canal Inglês de Dover. Em 1858 foi lançado o primeiro cabo submarino metálico transatlântico interligando a América do Norte e a Inglaterra. O sistema era lento com uma largura de banda capaz de transportar apenas duas palavras por minuto. Seu funcionamento, no entanto, foi efêmero. O primeiro cabo submarino transatlântico lançado com sucesso só correu em 1866. O número de cabos submarinos metálicos continuou crescendo, mas ainda se limitavam à transmissão de mensagens telegráficas.

1953 - Termina a Guerra da Coreia

A 27 de Julho de 1953 foi assinado o armistício da Guerra coreana, pondo fim a três anos de luta sangrenta. Mas o armistício foi apenas um cessar-fogo, já que a Coreia permaneceu dividida ao longo do enormemente fortificado paralelo 38.
Passados 50 anos, em 2000, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul encontraram-se pela primeira vez numa cimeira, que permitiu às famílias visitar os seus parentes, situados do outro lado do paralelo 38. Ao Presidente da Coreia do Sul, Kim Dae Jung, foi entregue o Prémio Nobel da Paz em 2000 pelos seus esforços para a reconciliação com a Coreia do Norte.


1974 - Escândalo Watergate

O caso Watergate foi o escândalo político ocorrido na década de 1970 nos Estados Unidos que, ao vir à tona, acabou por culminar com a renúncia do presidente americano Richard Nixon eleito pelo partido republicano. "Watergate" de certo modo tornou-se um caso paradigmático de corrupção.
A 27 de julho de 1974, no contexto do escândalo político de Watergate, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos instaurou um processo contra o Presidente norte-americano Richard Nixon por obstrução à justiça, que culminou com a sua demissão a 8 de agosto desse mesmo ano.
A invasão da sede do Comité Nacional do Partido Democrata a 17 de junho de 1972, localizada no polo de escritórios Watergate, foi o ato inicial do escândalo, por ter sido ocultado pelo então Presidente e pela sua equipa de conselheiros.
Depois de dois anos de investigação e de recolha de provas comprovou-se que o Presidente tinha gravado múltiplas conversas na Casa Branca. As gravações recuperadas foram uma das provas chave na investigação e no encerramento do famoso caso que levou à renúncia do Presidente ao cargo através de uma mensagem transmitida pela televisão. No entanto, o seu sucessor, Gerald Ford, concedeu um indulto a Nixon por qualquer tipo de delito federal cometido durante o seu mandato.

Nasceram:

1886 - António José de Almeida, sexto presidente da República Portuguesa

Outros eventos:



Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!