temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

07 agosto 2013

Neste dia - 07 de Agosto

1954 - O nadador fundista Baptista Pereira bateu o recorde mundial da Travessia do Canal da Mancha.

Faz hoje anos que o lendário nadador fundista Baptista Pereira, adepto muito dedicado do Sporting Clube de Portugal, venceu a Travessia do Canal da Mancha, feito que concretizou em 11 horas e 56 minutos sendo, dessa forma, o primeiro português a conseguir atravessar o canal e batendo o recorde do mundo. Era, na altura, atleta do Alhandra Sporting Clube.

Joaquim Baptista Pereira (Alhandra, 7 de Março de 1921 - 22 de Junho de 1984) nadador internacional português de fundo. Representava o Alhandra Sporting Club.

Por a sua terra ser localizada à beira do Rio Tejo, Baptista Pereira, desde muito novo, fez do rio o seu lugar de brincadeira preferida.

O Quim, como era conhecido, filho de pessoas humildes, era aquele garoto traquina que desde muito cedo começou a acompanhar na faina o seu pai, pescador, onde além de aprender a profissão, aprendeu a nadar, passando a ser a sua distracção eleita

Para desespero dos pais, a pouco e pouco, sozinho, começou a aventurar-se no rio a nadar cada vez maiores distâncias. Quando os seus pais se zangavam com ele era frequente nadar até aos mouchões do Tejo e aí permanecia até as coisas acalmarem.

Rapidamente se começou a conhecer as proezas do jovem e todos os seus conterrâneos começaram-lhe a augurar um futuro brilhante na Natação e não descansaram enquanto não obtiveram autorização dos pais para o inscreverem no clube local.

Aos 13 anos já era o garoto mais popular da sua terra.

Os seus êxitos em piscina e nas clássicas travessias rapidamente se foram avolumando, tornando num dos melhores nadadores nacionais da época. Um dia travou conhecimento com um nadador argentino que se tinha deslocado a Lisboa e a sua vida mudou passando a dedicar-se a tempo inteiro às provas de fundo. Após varias provas de fundo com assinaláveis sucessos recebe o convite mais desejado: Participar na prova da Travessia do Canal da Mancha.

Para tal, o seu treino aponta para conseguir esse desiderato. Para tal, Baptista Pereira, começa a percorrer longas distâncias a nado como de Lisboa a Vila Franca de Xira, do Barreiro a Alhandra e de Peniche às Berlengas. A 21 de Agosto de 1954, finalmente, foi dada a partida para a clássica prova e para espanto de todos, saiu vencedor. Foi um dos maiores feitos desportivos portugueses até essa data.

A população de Alhandra recebeu-o em festa e em gratidão para o seu conterrâneo construíram-lhe e ofereceram-lhe uma casa onde ele habitou com a sua família.

Palmarés

  • Em 1936, com 15 anos efectua a primeira Travessia do Tejo ficando em 3º. Lugar;
  • Nesse mesmo ano, em piscina, bate o seu primeiro recorde dos 400 metros livres, principiantes, com o tempo de 5 minutos e 59 segundos;
  • Em 1937, baixa o seu recorde dos 400 metros livres para o tempo de 5 minutos e 5 segundos;
  • Em 1938, consegue vencer a Travessia do Tejo, a clássica prova de fundo da natação portuguesa;
  • Foi o recordista nacional dos 1 500 metros livres juniores;
  • Foi vencedor da Travessia de Sesimbra e da Meia-Milha da Foz;
  • Em 1950, nadou 35 km de Alhandra até Lisboa, em 5 horas e quatro minutos;
  • Bateu o recorde da Europa de Longa Distância e Permanência na água com 26 horas e 12 minutos, tendo percorrido 166 600 metros;
  • Em 1953, bateu o recorde mundial da Travessia do Estreito de Gibraltar;
  • Em 1954, bateu o recorde mundial da Travessia do Canal da Mancha.

1955 - Início dos trabalhos de construção do Metropolitano de Lisboa

Inaugurado em 29 de Dezembro de 1959, tornando-se desta forma na primeira rede de metropolitano de Portugal. É constituído por quatro linhas com 55 estações numa extensão total de 45,5 km.
Em Agosto de 1955 iniciou-se a construção dos troços Sete Rios – Rotunda (com 2,8 quilómetros de extensão) e Entre Campos – Rotunda (com 2,7 quilómetros de comprimento). Ambos se intersectavam na Rotunda, onde seria criado o famoso Y da Rotunda, de onde partia um tronco comum, Rotunda – Restauradores (com 1,1 quilómetros de percurso).

 1957 - Bucha e Estica reformam-se

No dia 7 de Agosto de 1957, retiraram-se do cinema os comediantes Stan Laurel e Oliver Hardy, conhecidos como Bucha e Estica.
Ambos os comediantes, tão diferentes no aspecto mas iguais no comportamento, iniciaram a carreira no cinema mudo na terceira década do século XX e foram os protagonistas de filmes tão conhecidos como "Era Uma Vez...Dois Valentes" e "The Lucky Dog". Durante os seus últimos anos como par cómico, Hardy passou por várias depressões e um derrame cerebral, o que forçou à reforma do par do cinema.  



Nasceram:

1942 - Caetano Veloso, cantor e compositor brasileiro

1942 - Tobin Bell, ator norte-americano

1958 - Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden

1960 - David Duchovny, ator americano da série The X-Files

1964 - Elsa Raposo, apresentadora de TV portuguesa

1966 - Carla Andrino, atriz portuguesa

1983 - Danny, futebolista português


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!