temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

17 agosto 2013

Neste dia - 17 de Agosto


1903 - Joseph Pulitzer estabelece o Prémio Pulitzer

O Prémio Pulitzer é um prémio americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e música. É administrado pela Universidade de Colúmbia em Nova York. Foi criado em 1917 por desejo de Joseph Pulitzer que, na altura da sua morte, deixou dinheiro à Universidade de Colúmbia. Parte do dinheiro foi usada para começar o curso de jornalismo na universidade em 1912.


1908 - O primeiro filme de desenhos animados

Fantasmagorie é um filme francês de animação de 1908 animado por Émile Cohl. Foi o primeiro desenho animado da história por um projetor de cinema moderno.

O filme consiste basicamente de um boneco que se desloca e encontra todos os tipos de objetos, como uma garrafa de vinho que se transforma em uma flor. Havia também as secões de ação ao vivo onde as mãos do animador entraria em cena. O personagem principal é desenhado pela mão do artista na câmara, sendo os personagens principais um palhaço e um cavalheiro.
Cohl trabalhou em "Fantasmagorie" de fevereiro a maio ou junho de 1908. Apesar do curto período de tempo, a peça estava lotado com o material elaborado.






1977 - Lançado o o romance
Tieta do Agreste de Jorge Amado,


Tieta do Agreste é um romance do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1977.

O livro apresenta uma situação dramática clássica: a da mulher que volta rica e poderosa à cidade de onde fora expulsa 26 anos antes, quando ainda era adolescente. À sua volta estão típicos representantes do interior baiano, lutando pela sobrevivência, defendendo ou resistindo a preconceitos, almejando pequenas ambições e que compõem um painel vivo dos conflitos provincianos que antecedem a chegada de sinais de progresso - e suas consequências.

1982 - A Phillips produziu o primeiro CD - Compact Disk

Em 17 de agosto de 1982, uma fábrica da empresa Phillips produziu o primeiro CD - Compact Disk e começou uma revolução global na indústria da música. Desde então já foram vendidos mais de 2 biliões de CDs em todo o mundo.

O CD é um produto de uma pesquisa feita em conjunto da Phillips com a Sony, as quais começaram a trabalhar no formato desde 1979 e queriam fazer um disco que pudesse conter uma hora de áudio, porém essa capacidade se ampliou para 74 para acomodar a Nona Sinfonia de Beethoven.
Os primeiros discos começaram a ser vendidos em novembro de 1982 a sua maioria tinham gravações de música clássica. Os primeiros reprodutores de CD custavam o equivalente a dois mil dólares.

Porém, nos últimos anos as vendas de CDs estao se reduzindo em todo o mundo ao passo que a cópia de dados digitais se ampliou bastante. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica os downloads de música digital constituíram 25% das vendas da industria fonográfica em todo o mundo. No Reino Unido, por exemplo, as vendas de CDs tiveram uma redução de 10% na primeira metade do ano e as compras de música via internet aumentaram em 50%.


Nasceram:

1906 - Marcelo Caetano, político do Estado Novo português

1943 - Robert De Niro, cineasta norte-americano

1952 - Nelson Piquet, piloto automobilístico tricampeão mundial de Fórmula 1

1960 - Sean Penn, ator e cineasta norte-americano

1962 - Gilby Clarke, ex-guitarrista da banda Guns N' Roses

1977 - Thierry Henry, futebolista francês.


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!