temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

18 agosto 2013

Neste dia - 18 de Agosto


1892 - Inauguração da praça de touros do Campo Pequeno

Construída na sequência da demolição da praça do Campo de Santana em 1888, a actual praça de toiros do Campo Pequeno foi edificada num espaço onde há muito se realizavam "festividades de toiros", cedido gratuitamente à Casa Pia pela Câmara Municipal de Lisboa no ano de 1889.
O projecto do novo edifício, da autoria do arquitecto António José Dias da Silva (1848 -1912), embora inspirado na Praça de Toiros de Madrid, encontrava-se perfeitamente adequado ao terreno, apresentando equilíbrio volumétrico e imponente monumentalidade. A Praça de Toiros do Campo Pequeno abriu as suas portas em 18 de Agosto de 1892, com um espectáculo de gala marcado pela pompa e circunstância que o acontecimento impunha.

1858 - Primeira comunicação por cabo submarino entre Europa e Estados Unidos.

Um cabo submarino é um meio de transmissão de eletricidade, voz, dados, ou outro sinal utilizando de um cabo especialmente construído para ser instalado sob ou sobre o leito oceânico. Cabos Submarinos podem ser de três tipos: metálico, coaxial ou óptico, sendo que este último é o mais utilizado.



1960 - Venda da primeira pílula anticoncepcional

A pílula contraceptiva oral combinada, também conhecida como pílula anticoncepcional, ou simplesmente "a pílula", é uma combinação de estrogênio e progestágeno administrada oralmente para inibir a fertilidade normal da mulher. Os contraceptivos orais foram aprovados para o uso inicialmente nos Estados Unidos em 1960, e são uma forma muito popular de controle de natalidade. São usadas atualmente por mais de 100 milhões de mulheres em todo o mundo e por quase 12 milhões de mulheres nos Estados Unidos. Os usos variam amplamente entre os países, idades, educação e estado matrimonial: um quarto das mulheres entre 16 e 49 anos na Grã-Bretanha atualmente usam Linka pílula (pílula combinada ou mini-pílula), em comparação a somente 1% das mulheres no Japão.


1964 - A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos

O apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 (46 anos) pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.



1991 - Colapso da União Soviética: O presidente soviético Mikhail Gorbachev é colocado sob prisão domiciliar.

O enfraquecimento do governo da União Soviética levou a uma série de eventos que terminaram por causar a dissolução da União Soviética, um processo gradual que ocorreu entre cerca de 19 de janeiro de 1990 a 31 de dezembro de 1991.

O golpe de agosto de 1991 praticamente abriu as comportas para o movimento de independência das repúblicas que compunham a União Soviética. As repúblicas do Báltico já tinham tentado separar-se em 1990, mas foram severamente reprimidas. Com o fracasso do golpe, o cenário mudou totalmente. As forças conservadoras estavam derrotadas e quem mandava realmente era Bóris Yeltsin – e não mais Gorbatchev, cujo poder estava completamente esvaziado.

Já no mês seguinte, setembro, as repúblicas da Letônia, Estônia e Lituânia, uma após a outra, reafirmaram, agora em caráter definitivo, suas declarações de independência. A própria Rússia foi um dos primeiros países a reconhecer a independência dessas repúblicas.Estava aberto o processo para as outras, que em sua grande maioria também se declararam independentes.


Nasceram:

1750 - Antonio Salieri, compositor italiano

1937 - Robert Redford, ator e diretor norte-americano.

1969 - Edward Norton, ator norte-americano.

1983 - Mika, cantor libanês.


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!