temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

11 setembro 2013

Neste dia - 11 de Setembro

1985 - Maior acidente ferroviário de que há memória em Portugal

O Desastre Ferroviário de Moimenta - Alcafache ou Desastre Ferroviário de Alcafache foi um acidente de natureza ferroviária, ocorrido na Linha da Beira Alta, em Portugal, a 11 de Setembro de 1985; este acidente foi o pior desastre ferroviário ocorrido no país.
O acidente deu-se junto ao Apeadeiro de Moimenta-Alcafache, na freguesia de Moimenta de Maceira Dão, no concelho de Mangualde. Este apeadeiro situa-se entre as estações de Nelas e Mangualde, numa zona de via única.
O acidente envolveu duas composições de passageiros, uma efectuando o serviço internacional entre o Porto e Paris, que circulava com 18 minutos de atraso; a outra fazia um serviço de natureza regional, na direcção de Coimbra. A composição regional era composta pela locomotiva número 1439, da Série 1400 dos Caminhos de Ferro Portugueses, e por 6 ou 7 carruagens, construídas pela companhia das Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas; o Sud-Express era formado por uma locomotiva Série 1960, com o número 1961, e por cerca de 12 carruagens. No total, viajavam cerca de 460 passageiros.
Estima-se que, neste acidente, tenham falecido cerca de 150 pessoas, embora as circunstâncias do acidente, e a falta de controlo sobre o número de passageiros em ambos os serviços, impeçam uma contagem exacta do número de vítimas mortais. A estimativa oficial aponta para 49 mortos, dos quais apenas 14 foram identificados, continuando ainda 64 passageiros oficialmente desaparecidos.
A maior parte dos restos mortais que não foram identificados foram sepultados numa vala comum junto ao local do desastre, aonde também foi erguido um monumento em memória das vítimas e das equipas de salvamento.

2001 - São derrubadas as torres gêmeas em Nova Iorque

O World Trade Center era um complexo localizado na ilha de Manhattan, de Nova Iorque, Estados Unidos, onde se situavam as Torres Gêmeas, duas grandes edificações projetadas pelo arquiteto norte-americano de origem japonesa Minoru Yamasaki. Foram destruídas por dois aviões comerciais sequestrados, nos atentados do dia 11 de setembro de 2001, que resultou na morte de 2.749 pessoas, sem contar as que morreram em outros locais - como no atentado ao Pentágono no mesmo dia - e em um quarto avião, também sequestrado, que acabou caindo. Este foi o pior dos desastres ocorridos em Nova Iorque até a presente data. O World Trade Center foi um dos grandes símbolos do capitalismo financeiro internacional: 430 companhias de 28 países tinham escritórios arrendados nos arranha-céus, a maioria pertencente ao âmbito financeiro. Entre elas, para citar apenas algumas, o Banco da América, Morgan Stanley, American Express ou o Grupo de Crédito Suíço.

Nasceram:

1816 - Carl Zeiss, inventor e óptico alemão, contribuiu grandemente para o desenvolvimento de lentes. Seu legado tecnológico é visto até hoje, como nas câmaras fotográficas da Sony, por exemplo (m. 1888)

1945 - Franz Beckenbauer, ex-futebolista e ex-treinador alemão de futebol

1965 - Moby, cantor de músicas electrónicas norte-americano

1965 - Bashar al-Assad, presidente da Síria

1977 - Jonny Buckland, guitarrista da banda britânica Coldplay




Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!