temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

20 setembro 2013

Neste dia - 20 de Setembro

1930 - A lâmpada elétrica é patenteada.

Em 1930 foi fabricada a primeira lâmpada incandescente na fábrica Luma, em Estocolmo. Foi um sucesso e já durante a primeira época a produção planeada de 8.000 lâmpadas foi duplicada. Antes da Segunda Guerra Mundial, a exportação de lâmpadas incandescentes suecas floresceu e a lâmpada Luma apareceu em muitos países – entre os quais Noruega, Inglaterra e Escócia. Em 1943 iniciou-se a produção massiva de lâmpadas fluorescentes.








1999 - Libertação de Timor-Leste pelas forças da ONU


A 20 de Setembro de 1999, as tropas de paz da Força Internacional para o Timor Leste (INTERFET) desembarcaram no país e trouxeram a violência a um fim. Em 20 de Maio de 2002, o Timor-Leste foi internacionalmente reconhecido como um estado independente. No final de Abril de 2006, as tensões internas ameaçaram a segurança da nova nação, quando um ataque militar levou à violência perto de um colapso da lei e da ordem. A pedido de Dili, uma Austrália-liderada Força de Estabilização Internacional (ISF) desembarcou no Timor-Leste no final de Maio. Em Agosto, o Conselho de Segurança da ONU estabeleceu a Missão Integrada da ONU no Timor-Leste (UNMIT), que incluiu uma presença policial autorizada de mais de 1.600 funcionários. As ISF e a UNMIT restauraram a estabilidade, permitindo as eleições presidenciais e parlamentares em Abril e Junho de 2007 em uma atmosfera em grande parte pacífica. Em Fevereiro de 2008, um grupo rebelde encenou um ataque frustrado contra o presidente e o primeiro-ministro. O líder foi morto no ataque e a maioria dos rebeldes se renderam em Abril de 2008. Desde os ataques fracassados o governo tem desfrutado de um dos seus períodos mais longos de estabilidade


2001 - George Bush anunciou que os Estados Unidos estavam em guerra contra o terrorismo.

O Onze de Setembro levou a uma grande transformação no tratamento internacional do terrorismo, que tendeu a institucionalizar-se em um regime internacional. O Conselho de Segurança, por meio da resolução 1368 de 2001, admitiu a aplicação de medidas de força individual ou coletiva, em nome da legítima defesa, contra os responsáveis pelos atentados. Como estes não são nomeados, houve grande celeuma jurídica e política em torno das medidas. A invasão do Afeganistão foi inserida nessa resolução.

Ainda em 2001, a resolução 1373 criou o Comité de Antiterrorismo (CAT). Os Estados são convocados a colaborarem a prestar informações acerca de medidas antiterroristas.

Nasceram:

1885 - Jelly Roll Morton, inventor do jazz

1956 - Gary Cole, ator americano

1975 - Juan Pablo Montoya, piloto colombiano de corridas.


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...