temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

10 março 2010

Peyroteo, maior máquina de fazer Golos do mundo

Fernando Peyroteo (Angola, 10 de Março de 1918 - Lisboa, 28 de Novembro de 1978) foi um futebolista português, dos maiores do mundo. Fernando Peyroteo formou com Albano, António Jesus Correia, José Travassos e também Vasques os famosos Cinco Violinos do Sporting Clube de Portugal.

Foi para muitos «historiadores de Futebol», o melhor avançado-centro português de todos os tempos.

Era uma máquina de fazer golos, disse Cândido de Oliveira. Em 12 anos de carreira, marcou 700 golos, num tempo em que havia muito menos jogos em disputa.

Peyroteo foi por 6 vezes o melhor marcador do campeonato nacional, prova em que apontou 331 golos em 197 jogos, uma média fantástica de mais de 1,6 golos por jogo, média ainda hoje não superada por nenhum jogador do mundo em jogos a contar para os campeonatos nacionais.

Peyroteo realizou 393 jogos com a camisola «leonina» (1937-1949) tendo marcado 635 golos (média de 1,61 por jogo) e ao longo da carreira disputou 432 jogos marcando 700 golos (1,62 por jogo).



Peyroteo, vindo de Angola, estreou-se num Sporting 5-3 Benfica em 12 de Setembro de 1937, com dois golos da sua conta. Tinha 19 anos. Despediu-se do futebol aos 31 anos, 1949, com uma vitória de 8-0 (Sporting-Oriental) – três golos foram seus.

No começo da sua carreira, 37-38, havia somente 12 equipas na Primeira Divisão. Eram 14 em 1948-49, quando Peyroteo abandonou o futebol.

Peyroteo, o homem-golo dos 5 violinos, sabia procurar a melhor colocação no terreno à espera dos centros da direita ou da esquerda, metendo muitos e bonitos golos sem deixar que a bola chegasse ao chão.

Ouvi-o dizer: quando Jesus Correia seguia junto à linha lateral, eu já sabia que o centro ia cair na marca de penalti. Meti alguns golos rematando forte, emendando o centro «sem que a bola tocasse o pelado».

A fama de Peyroteo chegou a França. No Natal de 1945 emissários de Bordéus quiseram falar-lhe. Não os recebeu. O casamento com o Sporting era indissolúvel.

Bem constituído fisicamente, foi sempre um jogador leal e ficaram célebres os duelos com Gaspar Pinto (Benfica), Guilhar (FC Porto) e Feliciano do Belenenses.

A sua postura de correcção valeu-lhe ter vencido em Abril de 1939 o concurso de «o mais popular desportista português», concurso organizado pelo jornal «O Século». Isso não impediu que, em 1945, num Benfica-Sporting, respondesse a soco a um insulto de Gaspar Pinto à mãe de Peyroteo.

Nalgumas goleadas do Sporting sobressaíram os golos de Peyroteo: Sporting 12-1 Boavista, com 8 golos de Peyroteo. Sporting 14-0 Leça. Nove golos de Peyroteo. Sporting 11-0 Famalicão (Taça de Portugal). Peyroteo marcou seis.

No entanto trouxe-lhe maior prestígio o Sporting 4-1 Benfica, em 25 de Abril de 1948, com 4 golos de Peyroteo a decidir o campeonato. O Benfica tinha vencido o Sporting por 3-1. Ficariam igualados na pontuação se o Sporting vencesse. O Sporting só seria campeão de ganhasse por uma diferença de golos superior ao jogo da 1ª volta. Ninguém acreditava. Acreditou Peyroteo. 4-1 e os 4 golos do melhor avançado-centro português de todos os tempos, apesar de ter passado a noite em estado febril.

Nos bons tempos de Peyroteo havia no Benfica o avançado-centro Guilherme Espírito Santo, um belíssimo jogador, e a rivalidade Benfica-Sporting era enorme.
Dizia-se então: O verdadeiro sportinguista ao benzer-se diz «Em nome do pai, e do filho e do Peyroteo, que o Espírito Santo é do Benfica!»



Títulos, Internacionalizações e recordes pessoais

  • Títulos: 10 (5 Campeonatos, 1 Campeonato de Portugal e 4 Taças de Portugal)
  • Internacionalizações: 20 (14 golos)

De entre os variadíssimos recordes de Peyroteo destacamos apenas cinco deles que ainda hoje se mantém:

  • 1º - O jogador português que mais golos marcou num só jogo em campeonatos nacionais: 9 golos contra o Leça em 22 de fevereiro de 1942, que o Sporting venceu por 14-0.

  • 2º - O jogador português que mais golos consecutivos num só jogo para campeonatos nacionais: 5 golos ao Vitória de Guimarães em 8 de fevereiro de 1942.

  • 3º - O jogador com melhor média de golos marcados pela selecção de Portugal: 14 golos marcados em 20 jogos (média de 0,7 por jogo).

  • 4º - O jogador com mais golos marcados ao Benfica: 64 golos em 55 jogos (média de 1,2 por jogo).

  • 5º - O jogador com mais golos marcados ao F.C.Porto: 33 golos em 32 jogos (média de 1,02 por jogo).



Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

1 comentário:

  1. António Pereira10/03/2010, 13:00:00

    Que grande jogador!!!
    Parece que metia o Pantera a um canto, mas só se fala no Eusébio, porque será??

    ResponderEliminar

Estava a ver que não ias comentar...