temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

14 fevereiro 2011

Dia dos NamoradOs

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de Fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimonio) e de Pan (Deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adoptada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de Fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objectos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente um bilião de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano.

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

---------------------------------------

Na minha versão dos acontecimentos, tudo o que está escrito em cima, pode ser verdade, mas que este dia foi dedicado aos namoradOs, em homenagem, a um homem que tudo fez pelo amor, perdendo mesmo a sua vida por essa causa.
Visto todos os dias serem o dia das namoradas, quando se sai para almoçar fora com a namorada, o namorado é quem paga, ida ao cinema, idem, até um simples café. E este dia foi feito para "compensar" os namorados, mas foi amplamente aproveitado pelas namoradas, para ser mais uma dia especialmente dedicado a elas, num qualquer estabelecimento comercial, que festeje este dia, as ofertas, são sempre para as namoradas. :):)


PS: para que fique claro, o meu texto de cima não é mais do que um "NãoDigoNadaDeJeito", é óbvio que o dia tem de ser vivido pelos 2 e dedicado aos 2, vamos lá por partes, como podia haver um dia de "NamoradOs" se não houvessem namoradas, e visse versa?? Se fosse o dia dos "namoradOs" com quem é que eles iam festejar?? com os amigos?? acho que faz mais sentido ser com a namorada, logo seria um dia para os dois. E mais havia a dizer, mas acho que não vale a pena alongar-me mais...


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

7 comentários:

  1. na tua visão.... pois o dia para para os dois....e se achas q só é dia das namoradas todos os dias tanmbém acho mal visão

    ResponderEliminar
  2. nao deves ter saido a rua para comprar a prenda para a tua namorada, senão a visão não era essa, pois nesse dia a muiti coisa dedioado a eles

    ResponderEliminar
  3. Uma revoltada, com pouco sentido de humor. :)
    Será que ainda não percebeste o nome do blog?? "Não Digo Nada De Jeito"

    Eu sei bem que existe de tudo para os 2, em muita coisa na compra de 1 objecto, leva-se um desconto no 2º objecto igual, isto para não haver "desigualdades" entre o casal.

    Quanto ao dia ser mais dedicado a Elas, basta perguntares ás tuas amigas e amigos, quem é que pagou o jantar, cinema, café, e afins ontem, a maioria dos casos, foi o ele, e porquê?? Porque foi ele que quis que assim fosse, e por acharem que elas merecem, porque se não merecessem não lhes pagavam.

    Quanto a prendas, que te referiste, isso é o que menos conta, mas para ti, parece ser o mais importante. :)

    Obrigado pelo comentário, é sempre bom saber o que os outros pensam

    ResponderEliminar
  4. Acho que estás desactualizado. Talvez tu pagues tudo à tua namorada, porque é essa a tua forma de namorar, talvez porque aches que tem que ser assim, ou então a tua namorada explora-te.
    Isso foi assim, porque as mulheres não trabalhavam, ficavam em casa dos pais a aprender a ser boas donas de casa, boas esposas e boas mães, à espera do homem que quisesse casar com elas. Não tinham poder de compra, tudo o que tinham era o pai que lhes dava, por isso tinha que ser o namorado a pagar tudo e a dar-lhe prendas, como forma de cortejo. Isso já está há muito ultrapassado. Agora as mulheres também trabalham e têm o seu próprio dinheiro, só não pagam os cafés e os jantares se não quiserem.
    Pessoalmente, divido todas as despesas a meias com o meu namorado e se por algum motivo ficar sem dinheiro e ele pagar alguma refeição, pago-lhe o que devo mais tarde. Creio que não sou caso único, pelo contrário, acho que isso é cada vez mais a norma.

    ResponderEliminar
  5. Olá Vanessa!! The Best Commenter of the blog :)

    Eu sei bem que hoje em dia, já não é o que era, mas mesmo assim a maioria dos casos os homens pagam mais vezes as despesas, do que as mulheres, mas como está dito, nos comentários anteriores, é porque querem, e se as namoradas lhes querem pagar a sua parte, eles não aceitam, só se souberem que elas ficam chateadas, por não o fazerem.

    No meu caso, eu não disse que pago tudo, e que ela não me paga nada, até porque quem está sempre a dar prendas é ela :) e ela faz questão de pagar tudo a meias, eu ás vezes é que não deixo, ou faço-me esquecido, por fazer mesmo questão de pagar qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  6. Meninas, não deturpem a realidade, como empregado no ramo da restauração, sei melhor que ninguém, a realidade, e a realidade é que as mulheres, esperam sempre que seja o seu companheiro a pedir conta, seja em refeições, gelados, ou mesmo no mais insignificante café, sendo que no café, elas já se ofereçam para pagar mais vezes. Está à vista de todos, e só não vê quem não quer, façam o teste, quando forem almoçar fora, reparem nas outras mesas e vejam quem é que abre os cordões à bolsa.

    ResponderEliminar
  7. a verdadeira guerra dos sexos começou :)

    ResponderEliminar

Estava a ver que não ias comentar...