temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

07 março 2013

Neste dia - 07 de Março

 321 - Domingo, dia de descanso

A 7 de março de 321, pela primeira vez na história, o domingo foi declarado como dia de descanso civil obrigatório. Foi Constantino I, o Grande que decretou a referida lei, entre muitas outras, refletindo melhorias numa época tão violenta. Assim, os mercados e oficinas permaneciam fechados ao domingo.
"No venerável dia do sol, todos os magistrados e residentes das cidades devem descansar e todas as oficinas estarão fechados. No entanto, no campo, as pessoas que se dedicarem à agricultura continuarão os seus afazeres porque pode não haver outro dia adequado à plantação de vinhas ou de sementes. []Não seja por descuidar o momento propício para tais operações que se perca a liberalidade do céu", afirmou o Imperador Constantino I.
Antes de a Revolução francesa, os países onde reinava a tradição cristã estavam proibidos de executar trabalhos manuais, transações comerciais e bailes ao domingo. Depois de a Revolução, o descanso dominical foi aparecendo passo a passo no direito laboral e, hoje em dia, está contemplado em quase todas as legislações. A maioria das confissões cristãs considera-o atualmente um dia sagrado, durante o qual se honra a presença na missa ou num serviço dominical correspondente.

1876 – Alexander Graham Bell patenteia uma invenção, que ele chama de telefone

Alexander Graham Bell (Edimburgo, 3 de Março de 1847 — Nova Escócia, 2 de Agosto de 1922) foi um cientista, inventor e fundador da companhia telefónica Bell.
Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269.[1]. Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell nos anos 1870.
Com financiamento do seu sogro americano, em 7 de Março de 1876, o Escritório de Patentes dos Estados Unidos concedeu-lhe a patente número 174.465 que cobre "o método de, e o instrumento para, transmitir sons vocais ou outros telegraficamente, causando ondulações eléctricas, similares às vibrações do ar que acompanham o som vocal.", ou seja o telefone. Após ter obtido a patente para o telefone, Bell continuou suas experiências em comunicação, que culminaram na invenção da photophone - transmissão do som num feixe de luz - um precursor dos sistemas de fibra óptica actuais. Também trabalhou na pesquisa médica e inventou técnicas para ensinar o discurso aos surdos.

1957 – Primeira transmissão em directo e início das emissões regulares da RTP 

Entre 1954 e 1955, o Gabinete de Estudos da então Emissora Nacional estuda o projecto para o início de uma rede de televisão nacional, sendo um dos principais impulsionadores Marcelo Caetano, que aconselhou Salazar nesse sentido. Por iniciativa do Governo, a constituição da RTP - Radiotelevisão Portuguesa, S.A.R.L., é feita a 15 de Dezembro de 1955. Tratava-se, portanto de uma sociedade anónima, com o capital social de 60 milhões de escudos, tripartido entre o Estado, emissoras de radiodifusão privadas e particulares.

As emissões experimentais da RTP iniciaram-se em 4 de Setembro de 1956, às 21h30, a partir da Feira Popular, em Lisboa. No entanto, as emissões regulares, só se iniciariam a partir de 7 de Março de 1957, às 21h30.

No dia 20 de Outubro de 1959, a RTP tornou-se membro da UER - União Europeia de Radiodifusão - e em meados dos anos 60 do século XX passou a ser transmitida para todo o país.

No dia 25 de Dezembro de 1968 comemorou-se o Natal com a criação de um segundo canal, a RTP2.

Mais tarde, dois canais regionais iniciaram a sua actividade nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, na década de 70: a RTP Madeira, em 6 de Agosto de 1972 e RTP Açores, em 10 de Agosto de 1975.

Após o 25 de Abril de 1974, o estatuto da empresa concessionária da radiotelevisão foi alterado. Em 1975, a RTP foi nacionalizada, transformando-se na empresa pública Radiotelevisão Portuguesa, pelo Decreto-Lei n.º 674-D/75, de 2 de Dezembro.

Em 1976 a RTP inaugura novas instalações situadas na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa.
A RTP iniciou as emissões regulares a cores no 7 de Março de 1980, depois de algumas experiências técnicas, contudo grande parte da população ainda não dispunha de equipamentos a cores.

Nasceram:

1699 – António Nunes Ribeiro Sanches, médico e intelectual português (m. 1783)

1959 – Luciano Spalletti, treinador italiano de futebol

1973 - Sébastien Izambard, cantor e compositor francês (Il Divo)







Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...