temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

17 março 2011

Neste dia - 17 de Março

Invenção do elástico

Thomas Hancock, natural de Inglaterra, Londres, inventa o elástico a 17 de Março de 1845

O elástico é um tipo de tecido com propriedades elásticas, retorna à sua forma quase original após ser deformado, esticado ou comprimido. Quase porque não é possível haver um material e condições ideais para que ele volte exactamente à forma original.

O elástico pode ser produzido através de um trançado de algodão ou outros fios têxteis juntamente com fios de borracha. Contudo, ainda pode ser fabricado a partir de fibras sintéticas com propriedades semelhantes àquelas dos elásticos à base de fios de borracha. As fibras sintéticas são chamadas de elastomeros e as melhores delas são mais resistentes que a borracha.

É possível encontrar o elástico em diversos objectos e integrados em tecidos também. O elástico pode perder sua principal propriedade com o tempo, dependendo do uso e desgaste. Pode também se romper se alongado com uma força além da sua capacidade de resistência, que varia de material para material, condições de conservação e temperatura.


----------

Dia internacional da Marinha


A marinha é o conjunto das organizações e dos meios (pessoal, equipamentos, infraestruturas e outros recursos) dedicados às actividades marítimas, sobretudo daquelas que impliquem o uso de embarcações.

A marinha subdivide-se em:

Marinha de guerra: organização encarregue da defesa naval de um país, quer em ambiente marítimo quer nos ambientes fluvial e lacustre;
Marinha mercante: conjunto das organizações e dos meios civis dedicados às actividades marítimas, fluviais e lacustres. Além de incluir as actividades portuárias e auxiliares comuns aos seus vários ramos, a marinha mercante subdivide-se em:
Marinha de comércio: que reúne os meios dedicados ao transporte de mercadorias e de pessoas;
Marinha de pesca: que reúne os meios dedicados à pesca;
Marinha de recreio: que reúne os meios dedicados ao desporto e outras actividades de recreativas.

O objectivo estratégico ofensivo de uma marinha de guerra é o da projecção de forças em áreas para lá da costa do seu país, no sentido de controlar as linhas de navegação, transportar tropas ou atacar os navios, portos e instalações costeiras inimigas. Já o objectivo estratégico defensivo de uma marinha de guerra é o de dissuadir ou neutralizar a projecção de forças navais por parte de um inimigo.

A marinha mercante é, essencialmente, a marinha não militar. Engloba todas as organizações, meios e pessoal destinado à realização das actividades marítimas, fluviais ou lacustres de âmbito civil. Estas actividades são essencialmente económicas - como a pesca e os transportes - mas podem também incluir actividades de carácter científico ou de lazer.

A actividade da marinha mercante está regulamentada por leis nacionais e por convenções internacionais, sobretudo no que diz respeito à certificação do pessoal marítimo, à segurança dos navios e à protecção das espécies marítimas contra a pesca excessiva.

A marinha mercante, inclui a marinha de comércio, a marinha de pesca e a marinha de recreio.
A marinha de comércio é o ramo da marinha mercante dedicado, essencialmente, à actividade de transporte de carga e de passageiros, através do mar, dos rios, dos lagos e dos canais.
A marinha de pesca é o ramo dedicado à actividade da pesca marítima e fluvial.
A marinha de recreio é o ramo dedicado às actividade de turismo e de lazer, no mar, nos rios e nos lagos. Também é conhecida como "náutica de recreio".


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...