temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

12 outubro 2013

Neste dia - 12 de Outubro

1847 - Ernst Werner von Siemens funda a empresa de electrónica que leva seu sobrenome.

Siemens inventou um telégrafo que usava uma agulha para apontar para a letra correta, em vez de usar o código Morse. Baseado na sua invenção, fundou a companhia Siemens AG em 12 de Outubro de 1847. Inventou ainda um comboio elétrico em 1879, a borracha, como isolante térmico, o fotómetro de selénio e o dínamo elétrico de corrente alternada, entre outras invenções. Foi ainda o construtor das primeiras linhas subterrâneas de telégrafo na Europa

Siemens AG é um conglomerado alemão de engenharia, sendo o maior da Europa. Seus principais escritórios estão localizados em Berlim, Munique e Erlangen, na Alemanha. A empresa possui três áreas de negócios principais: Indústria, Energia e Medicina; com um total de 15 divisões.

Mundialmente, a Siemens e suas subsidiárias empregam mais de 420.000 pessoas em 190 países e faturou 76 biliões de euros no ano fiscal de 2009. A Siemens AG está listada na Bolsa de Frankfurt, estando também listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque desde 12 de março e de 2001

Atuava originalmente fabricando equipamento de telecomunicações e atualmente está também nas áreas de material elétrico, infra-estrutura do setor energético (elétrico e nuclear), transporte público (na construção de comboios e metros), equipamento hospitalar, painéis solares, e computadores (Fujitsu-Siemens). No passado, a empresa teve filiais para a montagem de carros (Siemens Protos) e componentes electrotécnicos (Icotron, entre outras). A Siemens também participa de várias joint ventures, principalmente na área de geração de energia. O grupo controla ainda várias outras empresas que não levam o nome Siemens, como a fabricante de lâmpadas Osram e a fabricante de turbinas Demag Delaval.

Seus produtos mais conhecidos do grande público são seus personal computers, telefones fixos e telemóveis.


1931 - Inauguração do Monumento do Cristo Redentor.

O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Situa-se no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Rio de Janeiro e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polónia.

Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 por cento dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela Internet e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região.


1933 - Ilha de Alcatraz é adquirida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos

Alcatraz é uma ilha localizada no meio da Baía de São Francisco na Califórnia, Estados Unidos. Inicialmente foi utilizada como base militar, e somente mais tarde foi convertida em uma prisão de segurança máxima. Atualmente, é um ponto turístico operado pelo National Park Service junto com a Área de Recreação Golden Gate.

Alcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930. Posteriormente, foi adquirida pelo Departamento de Justiça dos EUA, em 12 de Outubro de 1933, quando sofreu a conversão. Em 1 de Janeiro de 1934, foi re-inaugurada como uma Prisão Federal. Durante seus 29 anos de existência, a prisão alojou alguns dos maiores criminosos norte-americanos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud (o Birdman of Alcatraz), Alvin Karpis e Frank Morris. A prisão foi fechada em 21 de Março de 1963, menos de um ano após a primeira fuga realizada na prisão. O governo alegou que o complexo foi fechado devido ao seu alto custo de manutenção, e ao fato de que não garantia uma total segurança, em relação às prisões mais modernas. Era mais fácil e mais barato construir uma prisão nova do que melhorar as condições de Alcatraz.

Em 1969, um grupo de nativos norte-americanos criou um movimento que ocupou a ilha, baseando-se num tratado federal de 1868, que permitia que os nativos utilizassem todo o território que o governo não usava ativamente. Após quase dois anos de ocupação, o governo os retirou da ilha.

Durante 29 anos, a prisão de Alcatraz nunca registou oficialmente fugas bem sucedidas de prisioneiros. Em todas as tentativas, os fugitivos foram mortos ou afogavam-se nas águas da baía de São Francisco. Três fugitivos, Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das sua celas em 11 de Junho de 1962. Somente algumas provas foram encontradas, e elas levam a crer que os prisioneiros morreram, mas, oficialmente, ainda estão listados como desaparecidos e provavelmente afogados. Em 1979 foi feito um filme sobre essa fuga com Clint Eastwood chamado Escape from Alcatraz. A história chegou a ser testada no programa "Mythbusters - Os caçadores de Mitos" no episódio Fuga de Alcatraz.


1936 - Três protótipos do primeiro Carocha ficam prontos para testes

Em 12 de outubro de 1936 os dois pré-protótipos, mais um com carroçaria em aço (que somado a outros dois em aço, construídos com a ajuda da Daimler-Benz, formariam a Série W30) foram entregues à RDA para os testes (dois dos carros contavam com o motor que acabaria sendo escolhido para o Carocha). Em três meses cada um deles rodou 50 mil quilómetros, enfrentando os piores terrenos, durante uma rotina de testes seis dias por semana. Para satisfação de Porsche, o relatório final da RDA aprovava o projeto.


Nasceram:

1798 - Pedro IV de Portugal (Pedro I do Brasil), 29º Rei de Portugal

1935 - Luciano Pavarotti, tenor italiano

1975 - Marion Jones, ex-atleta norte-americana


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!