temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

04 novembro 2013

Neste dia - 04 de Novembro

1877 - Inauguração da ponte ferroviária Maria Pia, na cidade do Porto

A Ponte ferroviária Maria Pia, unindo, na cidade do Porto, as duas margens do rio Douro, foi solenemente inaugurada a 4 de Novembro de 1877. O nome que lhe foi atribuído constituiu uma homenagem a D. Maria Pia de Sabóia, esposa do rei D. Luís I. Foi projectada pelo Eng.º Théophile Seyrig e construída pela empresa de Gustave Eiffel. O estado de degradação atingido pela centenária ponte e a existência de uma única via impossibilitando a passagem simultânea de duas composições, obrigou à sua desactivação, sendo substituída pela ponte de São João, inaugurada a 24 de Junho de 1991.



1922 - Descoberto o túmulo do faraó egípcio Tutankhamon

No dia 4 de Novembro de 1922, o arqueólogo britânico Howard Carter encontrou, no Vale dos Reis, o túmulo do faraó Tutankhamon que reinou no Egipto durante a 18ª dinastia.

O faraó reinou durante nove anos e foi um dos faraós mais jovens a morrer. As causas da morte foram descobertas em 2005, com a investigação feita ao seu ADN. Os técnicos concluíram que o faraó morreu por causa da malária e de uma infecção na perna que nunca sarou convenientemente.

Howard Carter mudou-se para o Egipto aos 17 anos e trabalhou em várias escavações, até ser nomeado Director das Antiguidades Egípcias. Finalmente, em 1922, Carter encontrou o túmulo em melhor estado de conservação da história.




1939 - O primeiro automóvel com ar condicionado é exibido em Chicago

O primeiro automóvel com ar condicionado do mundo foi lançado pela extinta Packard Motor Car Company, em 1939, como acessório do modelo Town Car.

Naquela época, carro era coisa de gente muito rica e só o fato de ter o próprio automóvel já era símbolo de status. O primeiro veículo “com ar” chegou ao mercado com bastante discrição. Afinal, o preço do acessório era bastante alto, e custava na época US$ 234, cerca de 30% do valor de um automóvel mais simples.

O funcionamento era praticamente igual ao sistema de hoje, com um compressor ligado ao motor do carro, e tubos de cobre que levavam o ar refrigerado ao interior. No caso do Packard Town Car, que era divido em dois compartimentos, só a parte traseira, onde viajavam os passageiros, tinha temperatura agradável.

A marca Packard explorou muito bem o pioneirismo e veiculava campanhas nas revistas da época como a Outdoor Life, que dizia: “Esqueça o calor deste verão no único carro com ar condicionado em todo o mundo”.


2008 - Barack Obama é eleito como o 44° presidente dos Estados Unidos

Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um advogado e político dos Estados Unidos, o 44o e atual presidente do país, desde 24 de janeiro de 2009, e o Nobel da Paz de 2009. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de agosto de 2008, começando o processo de candidatura em 16 de janeiro.

Em 4 de novembro de 2008, Obama foi eleito o 44° presidente dos Estados Unidos da América, vencendo John McCain, por uma diferença de 52% a 47% no total de votos.

Nasceram:

1916 - Ruth Handler, criadora da boneca Barbie e co-fundadora da companhia de brinquedos Mattel

1923 - Freddy Heineken, ex-presidente e principal acionista da cervejaria holandesa Heineken

1953 - Jacques Villeneuve, piloto canadiano de F-1

1956 - James Honeyman-Scott, músico norte-americano (The Pretenders)

1972 - Luis Figo, ex-futebolista português


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!