temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

26 fevereiro 2013

Neste dia - 26 de Fevereiro

1935 - Adolf Hitler ordena que a Luftwaffe seja reformada, violando os termos do Tratado de Versalhes


A ultramoderna força aérea da Alemanha nazi, a Luftwaffe, organiza-se secretamente sob a direcção de Hermann Goering. Apesar de o Tratado de Versalhes proibir a aviação militar na Alemanha, a linha aérea civil Lufthansa permitia o voo de instrução para futuros pilotos da Luftwaffe.
Após assumir o poder em 1933, o líder nazi Adolf Hitler iniciou o desenvolvimento secreto da sua força aérea. Em Fevereiro de 1935, a Luftwaffe organizou-se formalmente e, em Março, Hitler deu-a a conhecer ao mundo.
Dois anos depois, um pequeno exemplo do novo poder aéreo mostrou-se no brutal bombardeamento de Guernica durante a Guerra Civil espanhola. Após Setembro de 39, a Polónia, França e muito especialmente a Grã Bretanha e a Rússia, descobriram que a Luftwaffe era a mais mortífera das forças armadas alemãs.
A força aérea britânica, embora com superioridade numérica de dois para um, proporcionou à Luftwaffe a sua primeira derrota na batalha da Grã Bretanha. Mais tarde, as forças norte-americanas uniram-se à RAF numa batalha pelos céus europeus e a anteriormente orgulhosa Luftwaffe foi destruída. 

1938 - Apresentação do Volkswagen Carocha

No dia 26 de Fevereiro de 1938, Hitler organizou uma cerimónia para apresentar publicamente o novo modelo da Volkswagen, que é o mesmo que dizer, o "automóvel do povo".
Em 1933, Hitler põe em marcha um plano de fomento da indústria automóvel, para competir com as fábricas inglesas e francesas. Finalmente, o responsável por levar a cabo o projeto e fabricar um veículo simples e barato, ao alcance de todos os alemães, foi Ferdinand Porsche.
O Partido Nazi cedeu as infraestruturas necessárias para o fabrico em série dos "Carochas". A fábrica da Volkswagen tornou-se a maior da Europa. Mais de 70 mil pessoas de toda a Alemanha estiveram presentes na apresentação, onde Hitler e Ferdinand Porsche conduziram um modelo descapotável.

1993 – Primeiro atentado taliban contra o World Trade Center 

Em 26 de fevereiro de 1993, às 12h17m, um camião Ryder carregado com 682 quilogramas de dinamite colocado por Ramzi Yousef explodiu na garagem do complexo, mais precisamente no canto sudeste do subsolo da Torre Norte, matando 6 pessoas, causando pânico em outras milhares e abrindo um buraco de 30m de profundidade (4 andares) no concreto das torres, causando um prejuízo de 300 milhões de dólares à seguradora. A ideia era de que a explosão derrubasse a Torre Norte sobre a Torre Sul, que consequentemente devastaria a área de Wall Street. Na época, as centenas de pessoas que ficaram presas em seus escritórios foram resgatadas pelos bombeiros e não precisaram passar pelas escadas escuras e asfixiantes. A partir do ataque de 1993, a Administração do Porto mandou instalar luzes de emergência em todas as escadas, salvando muitas pessoas nos ataques de 11 de setembro. Cerca de 28 pessoas que subiram até o topo da Torre Sul foram resgatadas pelo helicóptero da polícia. Isso criou uma esperança nas pessoas daquele 11 de setembro, que poderiam esperar tranquilamente nos seus escritórios até a ajuda chegar, o que não foi possível devido ao calor intenso e fumaça densa impossibilitando a mera aproximação de aeronaves.
Os seis terroristas islâmicos foram presos em 1997 e 1998 e todos receberam pena de morte pelo ataque. Foi construído um memorial em forma de uma fonte às pessoas mortas no ataque na praça que ficava entre as Torres Gémeas. Nos serviços de limpeza dos escombros após a queda das torres foram descobertos pedaços da fonte intactos.

 2001 – Os taliban destroem as duas estátuas gigantes de Buda de Bamyan

O Vale de Bamiyan, na Rota da Seda, no Afeganistão, foi casa de muitos monges budistas, que viveram em cavernas e esculpiram dois imensos budas, de 55 e 38 metros de altura, por volta do século V d.C.
No dia 26 de Fevereiro de 2001, após uma série de ameaças, os talibãs, fundamentalistas, iconoclastas, dinamitaram-nas.
Com apoio internacional, as estátuas estão agora a ser reconstituídas a partir dos restos e de fotografias.
Episódios iconoclastas acontecem esporadicamente nas religiões monoteístas (o cristianismo teve duas grandes crises, uma no Oritente, nos séc. VI-IX, e outra no Ocidente, na época da Reforma), mas o islamismo é mais propenso a esta tendência. Veja-se, por exemplo, que a crise das caricaturas dinamarquesas de Maomé foi mais por causa da representação gráfica do profeta do que propriamente pela sátira (que a maior parte dos muçulmanos que se manifestaram na rua desconhecia).
 
2009 - Iniciam-se as emissões do canal noticioso português TVI24
 
A TVI24 é a terceira estação noticiosa da televisão portuguesa. As suas transmissões iniciaram a 26 de Fevereiro de 2009, dias depois do aniversário da TVI, como o sétimo canal da grelha da ZON TVCabo. Este canal é o primeiro canal por cabo da TVI. Estreou-se também a 1 de Setembro de 2010 no MEO, no final do mesmo na Vodafone, em Dezembro seguinte na Cabovisão e em 2012 na Optimus.
A TVI24 é um canal de notícias da televisão portuguesa em concorrência com a RTP Informação e com a SIC Notícias.

Nasceram:

1802 – Victor Hugo, escritor francês (m. 1885)

1829 – Levi Strauss, desenhista de roupas alemão (m. 1902)

1932 – Johnny Cash, cantor norte-americano (m. 2003)

1953 – Michael Bolton, cantor norte-americano

1967 - Paulo Pires, ator português

1979 - Pedro Mendes, futebolista português

1983 - Pepe, futebolista luso-brasileiro


 
 



Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...