temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

27 fevereiro 2013

Neste dia - 27 de Fevereiro

1510 – Afonso de Albuquerque conquista Goa

Afonso de Albuquerque (Alhandra, 1453 — Goa, 16 de Dezembro de 1515), nomeado O Grande, César do Oriente, Leão dos Mares, o Terribil e o Marte Português, foi um fidalgo, militar e o segundo governador da Índia portuguesa cujas acções militares e políticas foram determinantes para o estabelecimento do império português no oceano Índico.
Afonso de Albuquerque é reconhecido como um génio militar pelo sucesso da sua estratégia de expansão: procurou fechar todas as passagens navais para o Índico - no Atlântico, Mar Vermelho, Golfo Pérsico e oceano Pacífico - construindo uma cadeia de fortalezas em pontos chave para transformar este oceano num mare clausum português, sobrepondo-se ao poder dos otomanos, árabes e seus aliados hindus.
Destacou-se tanto pela ferocidade em batalha como pelos muitos contactos diplomáticos que estabeleceu. Nomeado governador após uma longa carreira militar no Norte de África, em apenas seis anos -os últimos da sua vida- com uma força nunca superior a quatro mil homens sucedeu a estabelecer a capital do Estado Português da Índia em Goa; conquistar Malaca, ponto mais oriental do comércio Índico; chegar às ambicionadas "Ilhas das especiarias", as ilhas Molucas; dominar Ormuz, entrada do Golfo Pérsico; e estabelecer contactos diplomáticos com numerosos reinos da Índia, Etiópia, Reino do Sião, Pérsia e até a China. Áden seria o único ponto estratégico cujo domínio falhou, embora tenha liderado a primeira frota europeia a navegar no Mar Vermelho, a montante do estreito Bab-el-Mandeb. Pouco antes da sua morte foi agraciado com o título de vice-rei e "Duque de Goa" pelo Rei D. Manuel I, que nunca usufruiu, no que foi o primeiro português a receber um título de além-mar e o primeiro duque nascido fora da família real. Foi o segundo europeu a fundar uma cidade na Ásia, o primeiro foi Alexandre o Grande.

 1879 -Descobre-se a sacarina

No dia 27 de Fevereiro de 1879, o químico norte-americano Ira Remsen patenteou o edulcorante conhecido como sacarina.
A descoberta ocorreu acidentalmente quando o químico fazia experiências com carvão de pedra em busca de novas cores de reação. Nesse dia, o investigador notou um sabor doce nos alimentos que estava a comer, tendo comprovado que vinha das suas mãos.
Posteriormente, Ira Remsen tornou-se famoso, sendo o segundo presidente da Universidade Johns Hopkins e o Presidente da American Chemical Society, em 1902.
Atualmente, a sacarina é obtida mediante a síntese química do tolueno ou de outros derivados do petróleo.


1900 - Fundação do Bayern de Munique

O Fußball-Club Bayern München é um clube alemão da cidade de Munique, Baviera, também conhecido como Bayern Munique ou simplesmente Bayern.
É o clube mais famoso, de maior torcida e bem sucedido da Alemanha e tem uma torcida constituída por quase cem mil membros associados e organizados, tendo tido uma média de 69.000 espectadores por partida na temporada 2009/10 da Bundesliga Atualmente é equipa com o maior número de conquistas da Bundesliga (22) e da Copa da Alemanha (15).




1964 - A Torre de Pisa necessita de ajuda


O governo italiano anuncia que aceita sugestões para salvar a famosa torre inclinada do colapso. A Torre iniciou um movimento milimétrico a partir do terceiro piso desde que se construiu em solo fraco durante o século XII.
Um século depois, quatro pisos mais se elevaram num ângulo ligeiramente diferente, na esperança de corrigir o movimento. No entanto, em 1960, a Torre estava uns 40 centímetros fora do seu centro e alguns especialistas soaram o alarme de que o edifício medieval se encontrava em sério perigo de derrocada num terramoto ou uma tempestade.
Uma média de 250 turistas subiam diariamente os 293 degraus da Torre, que mede 55,8 metros de altura, e alguns vizinhos pensaram que se o erro fosse corrigido o turismo internacional deixaria de ir a Pisa. Em 1966 e em 1985, algumas tentativas de reduzir a inclinação através da perfuração do solo tiveram início e detiveram-se porque a torre se inclinou ainda mais para sul.
Em 1990, o governo italiano fechou as portas ao público por motivos de segurança. Finalmente, em 1999, uns engenheiros iniciaram um processo de extracção de solo inferior que mostrou efeitos positivos.
Uma vez que se obteve a correcção de dois centímetros perdidos, o projecto de restauro terminou. A redução proporcionou mais uns 300 anos de vida à Torre Inclinada de Pisa e foi de novo aberta ao público em Dezembro de 2001.

Nasceram:


1500 – João de Castro, fidalgo português (m. 1548)

1928 – Ariel Sharon, militar e político israelita

1934 – Baptista Bastos, escritor português

1943 – Carlos Alberto Parreira, treinador brasileiro de futebol

1965 - Pedro Matos Chaves, piloto português de corridas










Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...