temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

05 março 2013

Neste dia - 05 de Março

1770 – Massacre de Boston: cinco norte-americanos são mortos por tropas britânicas


Logo após a Guerra dos Sete Anos, o governo inglês aumentou os impostos, alegando que o dinheiro arrecadado seria utilizado para pagar despesas com a guerra. Mas os colonos achavam que a Inglaterra tinha dado pouca ajuda a eles durante a guerra e que portanto a cobrança de impostos seria injusta. O Massacre de Boston ocorreu quando a guarda metropolitana da Inglaterra tentou acabar com uma manifestação. Então a colónia dos Estados Unidos, após um tiro surpresa disparado por um dos manifestantes, acabou por matar cinco pessoas em 1770. O facto teve grande repercussão entre as colónias, e daria início à Guerra da Independência dos Estados Unidos cinco anos mais tarde.



1933 - O Partido Nazi ganha 44 por cento dos votos nas eleições parlamentares na Alemanha

O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (em alemão: Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - NSDAP), mais conhecido como Partido Nazi, foi um partido político levado ao poder na Alemanha por Adolf Hitler em 1933. O termo Nazi é uma contração da palavra alemã Nationalsozialist, onde o <t> de Na<t>ional tem o mesmo som do <z> em alemão. 
O NSDAP foi a única força política na Alemanha Nazi depois da queda da República de Weimar, em 1933, até o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, quando foi declarado ilegal e seus líderes presos e julgados por crimes contra a humanidade nos Julgamentos de Nuremberg. O partido adotou dentre seus símbolos, a suástica, e uma saudação à Hitler, inspirada na saudação romana, símbolos estes que atualmente estão profundamente ligados à ideologia racista dos nazis, tendo se tornado proibidos. A ideologia e as práticas do partido nazista deram origem a um novo ramo de ciência política, popularmente conhecido como "Nazismo".

1936 – Primeiro voo do caça inglês Spitfire

O Supermarine Spitfire foi o avião de caça britânico mais famoso da Segunda Guerra Mundial e o único caça aliado que operou durante todo o conflito. 
Este avião é hoje uma lenda. Foi um avião de combate criado em 1936 e fez o seu primeiro voo a 5 de Março desse ano.  
Como novidade, relativamente aos aviões anteriores, o Spitfire ("cospe fogo", em inglês) foi criado para ser leve e fácil de manobrar. 
Foi um avião fundamental para os aliados lutarem contra as tropas alemãs na Segunda Guerra Mundial (1936 - 1945).  
Na altura, a aviação alemã era a mais avançada do mundo: a Luftwaffe (força aérea alemã) tinha feito imensa investigação para tornar os seu aviões umas verdadeiras máquinas de guerra

1946 – Winston Churchill utiliza pela primeira vez a palavra "Cortina de Ferro"

Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental como áreas de influência político-econômica distintas, no pós- Segunda Guerra Mundial conhecido como Guerra Fria. Durante este período, a Europa Oriental esteve sob o controle político e/ou influência da União Soviética, enquanto a Europa Ocidental esteve sob o controle político e/ou influência dos Estados Unidos.
Esta expressão célebre é utilizada para designar o domínio da extinta União Soviética sobre os países do leste da Europa. Tal nome surgiu de um discurso do primeiro-ministro britânico Winston Churchill, proferido a 5 de março de 1946 no Westminster College, na cidade de Fulton, Missouri, nos Estados Unidos. 

Extrato do discurso de Churchill no Westminster College, em Fulton, no Missouri, Estados Unidos, em 5 de março de 1946, citando a expressão "iron curtain" ou, em português, "cortina de ferro":
"From Stettin in the Baltic to Trieste in the Adriatic an iron curtain has descended across the Continent. Behind that line lie all the capitals of the ancient states of Central and Eastern Europe. Warsaw, Berlin, Prague, Vienna, Budapest, Belgrade, Bucharest and Sofia; all these famous cities and the populations around them lie in what I must call the Soviet sphere, and all are subject, in one form or another, not only to Soviet influence but to a very high and in some cases increasing measure of control from Moscow."
Numa tradução livre para a língua portuguesa:
"De Estetino, no [mar] Báltico, até Trieste, no [mar] Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente. Atrás dessa linha estão todas as capitais dos antigos Estados da Europa Central e Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sofia; todas essas cidades famosas e as populações em torno delas estão no que devo chamar de esfera soviética, e todas estão sujeitas, de uma forma ou de outra, não somente à influência soviética mas também a fortes, e em certos casos crescentes, medidas de controle emitidas de Moscovo."
 
1990 - Primeiro número do jornal Público

A Público Comunicação Social S. A. que publica o jornal Público pertence ao grupo empresarial português Sonae e foi fundado em 1989. O seu primeiro director foi Vicente Jorge Silva.
O primeiro número do Público saiu para as bancas em 5 de Março de 1990, com um Estatuto Editorial. Este ainda se encontra em vigor.
A empresa Público, Comunicação Social S. A. foi constituída no dia 31 de Outubro de 1989, quatro meses antes de o jornal sair para as bancas.
O jornal Público integrou-se em 1991 na World Media Network que consiste em uma associação de diversos jornais de referência no mundo que incluía, por exemplo, o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, o espanhol El País, o francês Libération e o italiano La Stampa, com a qual publicou vários suplementos especiais.

Nasceram:

1894 – Artur de Magalhães Basto, professor e historiador português (m. 1960)

1944 - Jorge Ortiga, arcebispo português

1946 - Delfina Cruz, actriz portuguesa

1970 – John Frusciante, músico norte-americano (Red Hot Chili Peppers)

1971 - Dinho, cantor brasileiro (Mamonas Assassinas) (m. 1996)

Morreram:

1917 – Manuel de Arriaga, primeiro presidente português (n. 1840)

1953 - Josef Stalin, georgiano lider soviético (n. 1879)

1958 – Afonso Duarte, poeta português (n. 1884)




Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...