1853 – Estreia da ópera La Traviata de Giuseppe Verdi, em Veneza
La traviata é uma ópera em quatro cenas (três ou quatro actos) de Giuseppe Verdi com libreto de Francesco Maria Piave. Foi baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho. Estreou a 6 de março de 1853 no Teatro La Fenice, em Veneza.
1869 – Dmitri Mendeleev apresenta a primeira tabela periódica à Sociedade Russa de Química
A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. São muito úteis para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iónico, energia de ionização.
1899 – A Bayer registra a aspirina como propriedade industrial

A história da Aspirina remonta à época de Hipócrates, quando os Gregos usavam casca de salgueiro para aliviar as dores e a febre. Pouco a pouco, a fórmula foi sendo melhorada e complementada com outras substâncias para melhorar os seus efeitos antipiréticos.
Por fim, Bayer registou o pequeno comprimido que, hoje em dia, é um dos medicamentos mais comuns e rentáveis da História da Medicina.
1902 - É fundado o Real Madrid Club de Fútbol

Participa da Primeira Divisão da Espanha, a mais alta categoria do Campeonato Espanhol de Futebol desde a sua fundação, sendo um dos três clubes que nunca foram rebaixados de divisão. Considerado pela FIFA o maior clube de futebol do século XX. É um dos clubes esportivos mais bem sucedidos da Espanha e do mundo. Conquistou 3 Copas Intercontinentais, 9 títulos da Liga dos Campeões da UEFA, sendo o maior vencedor da competição de clubes mais importante da Europa, além de 2 títulos da Liga Europa da UEFA e 1 título da Supercopa Europeia, com um total de 15 titulos internacionais conquistados, o que faz o clube ser o segundo time europeu e quarto no mundo com o maior número de conquistas internacionais reconhecidas pela UEFA e FIFA. A nível nacional é o clube com maior número de títulos nacionais com: 32 títulos do Campeonato espanhol, 18 Copa do Rei da Espanha e 9 Supercopa da Espanha.
O clube é responsável por quatro das cinco maiores contratações do futebol mundial: Luís Figo em 2000, por cinquenta e seis milhões de euros, Zinédine Zidane em 2001, por setenta e dois milhões de euros, Kaká em 2009, por sessenta e cinco milhões de euros, e Cristiano Ronaldo, no mesmo ano, por noventa e quatro milhões de euros.
O clube tem como tradicional cor o branco. O seu brasão foi modificado várias vezes em tentativas de modernização ou re-marca; o actual pico é uma verso aprovado em 1920. Sua casa é o estádio Santiago Bernabéu, localizado na cidade de Madrid,[5] onde tem jogado desde o ano de 1947. Ao contrário da maioria dos clubes europeus de futebol, no Real Madrid, os membros (sócios) tem propriedade e operam no clube desde a sua criação. O Real é o clube de futebol mais rico do mundo em termos de receitas.
1921 – O Partido Comunista Português é fundado

É um dos partidos políticos mais antigos e com mais história que ainda hoje existe e continua activo. Tem deputados na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, onde integra o grupo Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde. Carlos Carvalhas substituiu o líder histórico Álvaro Cunhal em 1992. O actual líder é Jerónimo de Sousa.
O partido foi fundado em 1921 como a secção Portuguesa do Internacional Comunista (Comintern). Ilegalizado no fim dos anos 1920, o PCP teve um papel fundamental na oposição ao regime ditatorial conduzido, por muitos anos, por António de Oliveira Salazar. Durante as cinco décadas de ditadura, o PCP participou activamente na oposição ao regime e era o partido (clandestino naquela época) mais organizado e mais forte da oposição. Foi suprimido constantemente pela polícia política, a PIDE, que obrigou os seus membros a viver clandestinamente, sob a ameaça de serem presos, torturados ou assassinados.
1933 – Miséria em Lisboa: vão ser albergados 700 mendigos na quinta da Mitra
Decorria o ano de 1933. Centenas de mendigos calcorreiam as ruas de Lisboa. A 6 de Abril, cerca de 60 mendigos são albergados na quinta da Mitra, no Poço Bispo, em pavilhões de cimento armado. Cada um tem à sua disposição uma tarimba de madeira com colchão e um banco para descansar durante o dia. Segundo o comandante da Polícia de Segurança, coronel Lopes Mateus, os mendigos seriam primeiramente despiolhados e limpos na esquadra do Caminho Novo. O «depósito de mendigos», nome atribuído por aquele militar a estas instalações, albergará, em breve, 700 pessoas. «Já consegui – afirma – um rendimento mensal de 130 contos, de cotas pagas pelos particulares, com o fim de auxiliar a extinção da mendicidade. Ser eu fosse a distribuir subsídios, não poderia dar a cada mendigo senão uma quantia insignificante que, pela sua insuficiência, não evitaria que continuassem a pedir esmola».
Nasceram:
1857 – Manuel Maria Coelho, militar português (m. 1943)
1870 – Oscar Straus, compositor austríaco (m. 1954)
1871 – Afonso Costa, político e líder republicano português (m. 1937)
1927 - Gordon Cooper, astronauta norte-americano (m. 2004)
1935 – João Pedro Morais, ex-futebolista português
1972 - Shaquille O'Neal, jogador de basquete e ator norte-americano
Sem comentários:
Enviar um comentário
Estava a ver que não ias comentar...