temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

08 março 2013

Neste dia - 8 de Março

1817 – É fundada a Bolsa de Valores de Nova Iorque

A New York Stock Exchange (em português: Bolsa de Valores de Nova Iorque), cuja abreviação oficial é NYSE, é a bolsa de valores de Nova Iorque. Está localizada em Manhattan, na Wall Street. É administrada pela NYSE Euronext.
O New York Stock Exchange foi criado em 1792. A bolsa de valores nova-iorquina está localizada no distrito de Manhattan, na Wall Street, no centro financeiro da cidade. Na bolsa de valores são transacionadas ações das maiores empresas estadunidenses. Em 2006, a NYSE juntou-se à Euronext, formando assim o primeiro mercado de capitais pan-atlântico.
É considerada uma das mais famosas instituições financeiras da Cidade de Nova Iorque. É a maior bolsa de valores dos Estados Unidos, e, juntamente com a NASDAQ e a American Exchange, uma das mais influentes do mundo.

1911 – Primeiro protesto a favor do voto feminino (Dia da mulher)

A 8 de março de 1857, cento e vinte nove operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York foram assassinadas, queimadas vivas, quando protestavam, reivindicando a redução da jornada de trabalho de 12 para 10 horas.
Foi a primeira greve americana conduzida exclusivamente por mulheres.
Os patrões delas e a polícia simplesmente puseram fogo na fábrica.
Assim, as mulheres de todo o mundo, passaram, a partir de 1911, a reverenciar a memória de todas as lutadoras da terra no dia 8 de março.
A 8 de março de 1911 comemora-se o primeiro Dia Internacional da Mulher (ou da Mulher Trabalhadora). A primeira comemoração teve lugar na Alemanha, na Áustria, na Dinamarca e na Suíça, mas, com o passar do tempo, muitos outros países reconheceram o dia.

Festeja-se a luta da mulher pela sua participação na vida política e económica, em igualdade com o homem, na sociedade e no seu desenvolvimento íntegro como pessoa.

Durante o movimento trabalhista dos séculos XVIII e XIX, era habitual manter uma posição tradicional em relação aos direitos de igualdade da mulher. Mas, em meados do século XIX, os movimentos reivindicativos pela causa tomam força. A luta pelo sufrágio feminino, a luta pela igualdade, a denúncia da opressão social, familiar e laboral a favor dos direitos da mulher marcaram um longo e duro caminho.

O Dia Internacional da Mulher adquiriu ao longo do século XX uma dimensão mundial. A defesa dos direitos das mulheres é crescente e reforçado pela Organização das Nações Unidas.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
 
 1914 – Fernando Pessoa cria o heterónimo Alberto Caeiro
 
A 8 de Março de 1914, «acerquei-me de uma cómoda alta, e, tomando um papel, comecei a escrever, de pé, como escrevo sempre que posso. E escrevi trinta e tantos poemas a fio, numa espécie de êxtase cuja natureza não conseguirei definir. Foi o dia triunfal da minha vida, e nunca poderei ter outro assim. Abri com um título, «O Guardador de Rebanhos». E o que se seguiu foi o aparecimento de alguém em mim, a quem dei desde logo o nome de Alberto Caeiro».







1918 - Primeiro vitima mortal de gripe espanhola, o começo de uma devastadora pandemia

A Gripe de 1918, frequentemente citada como Gripe Espanhola, foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase toda parte do mundo. Esta gripe foi causada por uma virulência  invulgar e frequentemente mortal de uma estirpe do vírus Influenza A do subtipo H1N1, bastante similar à Gripe A.
A origem geográfica da pandemia de gripe de 1918-1919 é desconhecido, tendo sido designada de gripe espanhola, gripe pneumónica, peste pneumónica ou, simplesmente, pneumónica. A designação “gripe espanhola” deu origem a algum debate na literatura médica da época, que talvez se deva ao facto de a imprensa na Espanha, não participando na guerra, ter noticiado livremente que civis em muitos lugares estavam a adoecer e a morrer em números alarmantes.
A doença foi observada pela primeira vez em Fort Riley, no estado norte-americano no Kansas, a 4 de Março de 1918, e em Queens no dia 11 de Março do mesmo ano.
Os primeiros casos conhecidos de gripe na Europa ocorreram em Abril de 1918 com tropas francesas, britânicas e americanas, estacionadas nos portos de embarque na França. A primeira vitima mortal sucumbiu à gripe no dia 8 de Março de 1918.

Nasceram:

1293 – Beatriz de Molina e Castela, rainha de Portugal

1807 – António José de Ávila, político português (m. 1881)

1946 – Tonicha, cantora portuguesa

1947 - Florentino Pérez, empresário, ex-político espanhol e presidente do Real Madrid

1965 - Fátima Lopes, estilista portuguesa

1979 - Tom Chaplin, cantor britânico (Keane)


Morreram:

1837 – Domingos Sequeira, pintor português (n. 1768)

1999 - António Campos, cineasta português (n.1922)

2013 - João Rocha  empresário e presidente do Sporting Clube de Portugal (n.1930)





Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...