temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

01 maio 2013

Neste dia - 1 de Maio

1707 - Entra em vigor o Tratado de União unindo o Reino da Inglaterra ao da Escócia para formar o Reino da Grã-Bretanha

FlagO Reino de Grã-Bretanha foi um Estado nacional da Europa Ocidental entre 1707 e 1800. Foi criado a partir da união das coroas da Escócia e Inglaterra, sob o Acto de União de 1707 (Union Act, 1707), que havia sido estabelecido para formar um único país na ilha da Grã-Bretanha. Um novo parlamento e governo foram criados em Westminster, Londres. Os dois antigos reinos partilhavam as suas monarquias, e Jaime I da Escócia passou a ser Jaime I de Inglaterra em 1603.
Em 1707 deixaram de existir ambas as monarquias, passando a existir somente uma, a Coroa da Grã-Bretanha; também deixou de existir o parlamento da Escócia e o parlamento da Inglaterra, substituídos pelo parlamento da Grã-Bretanha: parlamentares de ambas as nações tinham assento em Londres, na câmara dos comuns e na câmara dos Lordes. A representação escocesa era menor porque a sua população era menor. Sob os termos do "Union Act" a Escócia elegia 45 parlamentares para a câmara dos comuns e enviava 16 à câmara dos Lordes. O Reino da Grã-Bretanha foi suprimido após o Acto de União de 1800, pelo que a Irlanda foi anexada e criava-se o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, após o final das Rebelião Irlandesa de 1798.


1931 - Inauguração do Empire State Building

Empire State Building from the Top of the Rock.jpgNo dia 1 de maio de 1931, o Presidente Herbert Hoover inaugurou o Empire State Building na cidade de Nova Iorque, o edifício mais alto do mundo até 1972, o ano em que terminou a construção das Torres Gémeas.
O emblemático edifício situa-se no cruzamento da Quinta Avenida com a 34th Street (West Side) e foi nomeado pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
A planta do edifício foi desenhada por William F. Lamb em apenas duas semanas. Mais de 3.400 trabalhadores participaram nas obras que começaram a 17 de março de 1930.



1994 - Ayrton Senna sofre acidente grave no Grande Prémio de San Marino e morre no mesmo dia

Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960 — Imola, 1 de maio de 1994) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. É reconhecido como um dos maiores nomes do desporto brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo.
Senna começou sua carreira competindo por kart. Mudou-se para competições de automobilismo em 1981, sagrando-se campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 após 2 anos de sua estreia. Seu bom desempenho na Fórmula 3 impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart.
No ano seguinte, trocou a Toleman-Hart pela Lotus-Renault, equipe pela qual venceu seis Grands Prix ao longo de três temporadas. Em 1988, juntou-se o francês Alain Prost (que seria seu maior rival em sua carreira) na McLaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe. Os dois juntos venceram 15 dos 16 Grands Prix daquela temporada, e Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Prost levou o campeonato de 1989, e Senna retomou o título em 1990 - ambos títulos foram decididos por colisões entre os pilotos no Grande Prêmio do Japão. Na temporada seguinte, Senna faturou seu terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1.
A partir de 1992, a equipe Williams-Renault dominou amplamente a competição. Ainda assim, Senna conseguiu terminar a temporada 1993 como vice-campeão, vencendo cinco corridas. Negociou uma transferência para Williams em 1994.
Na terceira corrida da temporada, o GP de San Marino, em Ímola, Senna iniciara o que seria a sua última volta; ele entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro, seguindo reto e chocando-se violentamente contra o muro de concreto. A telemetria mostrou que Senna, ao notar o descontrole do carro, ainda conseguiu, nessa fração de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 km/h (195 mph) para cerca de 200 km/h (135 mph). Os oficiais de pista chegaram à cena do acidente e, ao perceber a gravidade, só puderam esperar a equipe médica. Por um momento a cabeça de Senna se mexeu levemente, e o mundo, que assistia pela TV, imaginou que ele estivesse bem, mas esse movimento havia sido causado por um profundo dano cerebral. Senna foi removido de seu carro pelo Professor Sidney Watkins, neurocirurgião de renome mundial pertencente aos quadros da Comissão Médica e de Segurança da Fórmula 1 e chefe da equipe médica da corrida, e recebeu os primeiros socorros ainda na pista, ao lado de seu carro destruído, antes de ser levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha onde, poucas horas depois, foi declarado morto.

1886 - Dia do Trabalhador

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.
O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores).
No Algarve, assim como na Madeira e Açores é costume a população fazer piqueniques e são organizadas algumas festas nas regiões.

Nasceram:

1872 - Sidónio Pais, presidente da República Portuguesa (m. 1918)

1968 - Oliver Bierhoff, ex-futebolista alemão

1975 - Marc-Vivien Foé, futebolista camaronês (m. 2003)



Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...