1796 - Edward Jenner faz o primeiro teste da vacina contra a varíola
O vírus entra na célula por ligação a receptor membranar específico e fusão do seu envelope com a membrana celular. Cada célula infectada é destruída com produção de 10000 novos vírions.
O sistema imunitário responde ao vírus com uma reacção TH1
(citotóxica) destruindo as células infectadas antes que o vírus se
replique. O vírus espalha-se de ligações que induz entre células
vizinhas e portanto não é completamente acessível à neutralização com anticorpos. Produz proteínas que lhe dão resistência à resposta imunitária por interferão e complemento.
Edward Jenner em 1796
reparou que as mulheres que retiravam o leite às vacas não apanhavam
varíola e descobriu que a sua imunidade devia-se à infecção não perigosa
com cowpox (vaccinia ou varíola das vacas, da palavra em Latim para esse animal, vacca). Ele propagou a prática de usar para inoculação antes o vírus vaccinia descobrindo a vacina contra a varíola, a primeira vacina criada. Esse método de imunização ainda se denomina hoje vacina devido ao vírus vaccinia.
Mais
tarde, voltaram a encontrar-se no casamento dos Duques de Wurtemberg,
embora só tenha sido em 1961 que Don Juan Carlos recebeu a distinção de
"cavalheiro acompanhante" de Doña Sofía. Depois disso, a 13 de setembro
do mesmo ano, um comunicado tornava pública a notícia do casamento do
casal.
No dia do enlace, 14 de maio, diversas personalidades importantes marcaram presença, entre as quais inúmeros membros de famílias reais que não deixaram de assistir às duas cerimónias: a católica, que teve lugar na catedral de São Dionísio, e a ortodoxa que teve lugar na Basílica de Santa Maria. Depois do casamento, o iate "Eros" acolheu o casal recém-casado que encetou uma viagem à volta do mundo.
1970 - Criação da Fracção do Exército Vermelho
Fração do Exército Vermelho (alemão: Rote Armee Fraktion ou RAF), também conhecida como Grupo Baader-Meinhof, (alemão: Baader-Meinhof-Gruppe) foi uma organização guerrilheira alemã de extrema-esquerda, fundada em 1970, na antiga Alemanha Ocidental, e dissolvida em 1998. Um dos mais proeminentes grupos extremistas da Europa pós-Segunda Guerra Mundial, seus integrantes se autodescreviam como um movimento de guerrilha urbana comunista e anti-imperialista, engajado numa luta armada contra o que definiam como um "Estado fascista".
A RAF foi formada no início dos anos 70 por Andreas Baader, Gudrun Ensslin, Ulrike Meinhof e Horst Mahler.
Durante seus 28 anos de existência, nos quais contou com três gerações
diferentes de integrantes, o popularmente assim chamado Grupo Baader-Meinhof foi responsável por inúmeras operações de guerrilha e atentados na Alemanha, especialmente os cometidos no segundo semestre de 1977, já por sua segunda geração de militantes, que levou a uma crise institucional no país conhecida como Outono Alemão. Durante três décadas de operações, o grupo foi responsabilizado por 34 mortes, incluindo alvos secundários como motoristas e guarda-costas, e centenas de ferimentos em civis e militares, nacionais e estrangeiros em território alemão, além de milhões de marcos em danos ao património público e privado.
Nasceram:
1880 - B. C. Forbes, jornalista e escritor escocês (m. 1954)
1904 - Hans Albert Einstein, professor e engenheiro suíço, filho de Albert Einstein (m. 1973)
1944 - George Lucas, cineasta Norte-Americano
1984 - Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook
2000 - Sporting Clube de Portugal sagra-se Campeão Nacional









Sem comentários:
Enviar um comentário
Estava a ver que não ias comentar...