temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

03 maio 2013

Neste dia - 3 de Maio

1911 - É criada a GNR

Por decreto de 3 de Maio de 1911 foi criada a Guarda Nacional Republicana, substituindo a Guarda Republicana, como uma força de segurança composta por militares, organizada num corpo especial de tropas, dependendo em tempo de paz do ministério responsável pela segurança pública, para efeitos de recrutamento, administração e execução dos serviços correntes, e do ministério responsável pelos assuntos militares para efeitos de uniformação e normalização da doutrina militar, do armamento e do equipamento. Em situação de guerra ou de crise grave, as forças da GNR ficarão operacionalmente sob comando militar.

Em 1993, a GNR absorveu a Guarda Fiscal que havia sido criada como força independente em 1885, a qual se tornou a Brigada Fiscal da GNR.

Em 2006 foi integrada, na GNR, a Polícia Florestal (Corpo Nacional da Guarda Florestal), sendo inseridos os seus elementos no Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), reforçando a Guarda Nacional Republicana no âmbito da fiscalização e sensiblização ambiental/florestal.

Foi criado também o Grupo Intervenção Protecção e Socorro (GIPS)

1919 - Primeiro voo comercial

foto de sinopsisNo dia 3 de maio de 1919 realizou-se o primeiro voo americano de passageiros, cujo trajeto foi Nova Iorque - Atlantic City. Em apenas 40 minutos, os passageiros chegaram ao seu destino, em oposição às três horas que durava a viagem de carro.
Tanto nos Estados Unidos, como na Europa, diversas companhias aéreas compraram aviões que tinham sido utilizados anteriormente na Primeira Guerra Mundial pelo setor militar e começaram a usá-los para transportar carga e passageiros.
Durante o período de paz, entre as duas Grandes Guerras, a aviação viveu a sua época de ouro, desenvolvendo de forma espetacular a tecnologia e o design para os aviões comerciais. As mudanças mais significativas foram a substituição da madeira por metal, de forma generalizada, e os motores que tiveram um grande aumento de potência.

1947 -  Nova Constituição japonesa após a guerra

Entra em vigor a Constituição japonesa do pós-guerra. Em vez de reclamar danos e prejuízos ao Japão após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos injectaram dois mil milhões de dólares na economia nipónica.
Com a esperança de salvar o país da ameaça comunista, as autoridades americanas da ocupação trabalharam dia e noite na reconstrução do país de acordo com o modelo norte-americano. Quando o governo japonês se mostrou incapaz de redigir uma constituição aceitável, o Comandante-Chefe Douglas MacArthur ordenou à sua jovem equipa que redigisse um documento.
Os oficiais japoneses aceitaram a minuta norte-americana com algumas pequenas correcções. A Constituição proporcionava sufrágio universal, retirava do poder o Imperador Hirohito deixando-o como uma figura simbólica, elaborava uma Declaração de Direitos, abolia a nobreza e proibia o Japão de declarar e combater noutra guerra.


2003 - Desaparecimento de Madeleine McCann

Madeleine McCann (Leicester, 12 de Maio de 2003) é uma menina inglesa que desapareceu em Portugal, quando se encontrava com os seus pais, irmão e irmã de férias na Praia da Luz, no Algarve.

O desaparecimento de Madeleine McCann ocorreu na noite de quinta-feira, 3 de maio de 2003 quando foi dada como desaparecida do seu apartamento em Praia da Luz, Algarve, Portugal onde tinha sido deixada sozinha com os seus dois irmãos. Madeleine, então com cinco anos de idade, que estava no seu quarto na companhia dos seus dois irmãos gêmeos de dois anos, foi inicialmente dada como tendo "saído" pelos seus próprios meios pela polícia, mas após investigação posterior foi sugerido o seu rapto. O seu desaparecimento tornou-se uma das notícias mais notórias quer pela rapidez com que e iniciou a divulgação das notícias quer pela longevidade e pela massiva cobertura pelos órgãos de informação. O jornal britânico The Daily Telegraph às 00:01 da madrugada do dia 4 de Maio já fazia manchete com o artigo "Three year-old feared abducted in Portugal" (Teme-se que menina de 3 anos tenha sido raptada em Portugal).

Madeleine Beth McCann é a filha mais velha de Kate McCann, antiga médica anestesista e actual médica de clínica geral em Melton Mowbray, e Gerry McCann, cardiologista no Hospital Glenfield em Leicester. Madeleine, que tem dois irmãos gêmeos, Sean e Amelie, de dois anos, vivia com a sua família em Rothley, Inglaterra.

Uma marca característica é o seu olho direito que tem um tipo de coloboma, um alastramento completo da íris (uma faixa radial que se estende da pupila até ao limite do olho)


Nasceram:

1455 - D. João II, 13.º rei português, filho de D. Afonso V
1933 - James Brown, cantor norte-americano
1974 - Fernando Alvim, apresentador e radialista português.
1976 - Beto, futebolista português.

Outros feitos

Dia Internacional da Liberdade de imprensa

Dia do Parlamento

Dia Internacional do Sol

1902 - Primeiro jogo de futebol oficial no Brasil: Mackenzie 2 x 1 Germânia.

1998 - Os "Os Massive Attack" lançam "Mezzanine





Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...