temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

06 maio 2013

Neste dia - 6 de Maio

1840 - O Reino Unido procede à primeira emissão de selos do mundo

foto de sinopsisA 6 de maio de 1840 foi feita a primeira emissão de selos de correio do mundo. O primeiro selo postal foi produzido a 1 de maio, mas só foi validado cinco dias depois. Até então, os envios eram pagos pelo destinatário e o preço dependia da quilometragem, pois não era tido em conta o peso. Foi Rowland Hill quem propôs que o envio fosse pago pelo remetente em função do peso. Foi designado um comité da Câmara dos Comuns para estudar os tipos e sistemas de franquia, foi aceite a proposta e, no ano de 1839, foi ditada uma providência autorizando ao Tesouro fixar os tipos de franquia. Desta forma foi criado o primeiro selo postal do mundo: "Penny Black". Nele reflete-se a imagem da Rainha Vitória que escolheu o perfil da medalha cunhada por ocasião da coroação em 1837.

1937 - O desastre do Hindenburg: o Zeppelin alemão

O LZ 129 Hindenburg, ou simplesmente Hindemburg, foi um dirigível construído pela Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, na Alemanha Nazista. Conhecido como Zeppelin, o dirigível, com 245 metros de comprimento e sustentado no ar por 200 mil metros cúbicos de hidrogénio, o maior dirigível da história até 1937, saiu de Hamburgo e cruzou o Atlântico a 110 km/h.
Na noite de 6 de maio de 1937, o gigantesco dirigível Hindenburg preparava-se para descer na base de Lakehurst, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com 97 ocupantes a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos da Alemanha.
Durante as manobras de pouso, um incêndio tomou conta da aeronave e o saldo foi de 13 passageiros e 22 tripulantes mortos e um técnico em solo, no total de 36 pessoas.
Por muitos anos, achou-se que o explosivo hidrogénio que sustentava o Hindenburg teria sido a causa de seu incêndio. O governo alemão também sugeriu, à época, que uma sabotagem derrubara o grandioso zeppelin. O seu projecto foi encomendado pelo governo de Adolf Hitler, visando divulgar a superioridade tecnológica do país.
A comissão, que investigou o acidente junto com a companhia Zeppelin, atribuiu falha humana ao acidente. Uma brusca manobra momentos antes do pouso causou o rompimento de um dos tanques de hidrogénio e uma faísca dera a início à ignição.
No entanto, uma investigação recente conduzida pelo Dr. Addison Bain, ex-cientista da NASA que trabalha há muito tempo com hidrogénio, encontrou outra causa para a ignição que deu origem ao incêndio. Analisando pedaços do material utilizado na cobertura do dirigível, Bain constatou no seu relatório que era de um material extremamente inflamável (nitrocelulose coberta por uma película de alumínio) e que o fogo iniciou-se por uma faísca provocada pela electricidade estática acumulada na aeronave.
Uma aeronave de dimensões idênticas, o LZ-130 Graf Zeppelin II, que substituiria o veterano LZ-127, chegou a ser construída por completo. Mas foi desmontada em 1940, sem nunca ter operado regularmente.
O incêndio do Hindenburg encerrou a era dos dirigíveis na aviação comercial de passageiros.


1994 - Inauguração do Euro-túnel no Canal da Mancha
O Eurotúnel (em inglês Channel Tunnel e em francês Le Tunnel sous la Manche) é um túnel ferroviário submarino e subterrâneo de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. Os britânicos também o chamam coloquialmente de The Chunnel.
Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de Seikan que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão e pelo Túnel de base de São Gotardo, em construção na Suíça.

Nasceram:

 1856 - Sigmund Freud, psiquiatra austríaco, fundador da psicanálise (m. 1939)

1933 - Maria José Valério Dourado,  cantora portuguesa, bem conhecida pelo seu amor ao Sporting

1953 - Tony Blair, político britânico

1953  - Graeme Souness, ex-futebolista e treinador de futebol inglês

1961 - George Clooney, ator norte-americano

1976 - Iván de la Peña, futebolista espanhol
 

Outros eventos:

1447 - Casamento de D. Afonso V, rei de Portugal, com D. Isabel de Avis

1889 - A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris

1974 - Fundado o Partido Social Democrata (PPD/PSD)





Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...