temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

16 junho 2013

Neste dia - 16 de Junho

1903 - Nasce a empresa Ford
Em 1903 foi fundada a empresa Ford Motor Company pela mão de Henry Ford. A primeira fábrica abriu portas no estado norte-americano de Detroit, graças aos 28.000 dólares amealhados por 12 investidores. Durante décadas, a Ford foi número 1 em vendas e uma das poucas empresas a ultrapassar a Grande Depressão dos anos 30, que afetou os Estados Unidos da América. Com o passar do tempo, foi adquirindo outras marcas como a Mazda no Japão ou a Austin Martin, a Jaguar e a Land Rover no Reino Unido. A Ford possui fábricas de montagem em todo o mundo, para que os modelos se ajustem aos gostos locais, e aposta na sustentabilidade com modelos híbridos.
1950 - Inauguração do estádio Maracanã.

Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca, é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo golo de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. Foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimónias de abertura e de encerramento. Sediará o futebol e as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro. É também o provável palco da partida final da Copa do Mundo FIFA de 2014

Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir carácter de espaço multiusos ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros desportos, como o voleibol. Após diversas obras de modernização, a capacidade atual do estádio é de 82 238 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil.


1960 - Lançamento de Psicose, de Alfred Hitchcock.

Psycho (Psicose / Psico), de 1960, que teve como protagonista Janet Leigh, Anthony Perkins e Vera Miles, venceu o Globo de Ouro na categoria melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh). O filme trouxe uma das cenas mais conhecidas da história do cinema, a famosa cena do chuveiro, quando a personagem de Janet Leigh é assassinada a facadas. O filme ficou na décima oitava posição entre os 100 melhores filmes do Instituto de Cinema Americano.


1963 - Valentina Tereshkova, a primeira mulher no espaço

Valentina Vladimirovna Tereshkova (em russo: Валентина Владимировна Терешкова (Maslennikovo, 6 de março de 1937) foi a primeira cosmonauta da história e a primeira mulher a ir ao espaço, em 16 de junho de 1963.

Em junho de 1963, a União Soviética colocou duas naves simultaneamente no espaço, sendo que a primeira foi conduzida por Valery Bykovsky, que bateu o recorde de resistência no espaço, quando completou uma missão de cinco dias. Valentina voou na nave Vostok 6, lançada de Baikonur em 16 de junho, tornando-se a primeira mulher no espaço. Ela completou 48 órbitas ao redor da Terra, no total de 71 horas, quase três dias, apesar das náuseas e do desconforto psicológico que sentiu. Depois de chegarem a permanecer em órbita a uma distância de 5 kms uma da outra, com os cosmonautas trocando impressões e saudações por rádio, ambas as naves aterraram no dia 19 de junho.



Nasceram: 

1952 - George Papandreou, político grego

1956 - Lena d'Água, cantora portuguesa



Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!