temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

24 junho 2013

Neste dia - 24 de Junho

1128 - Batalha de S. Mamede, entre D. Afonso Henriques e sua mãe, D. Teresa 

A Batalha de São Mamede foi uma batalha travada a 24 de Junho de 1128, entre Dom Afonso Henriques e as tropas dos barões portucalenses e as tropas do Conde galego Fernão Peres de Trava, que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense. As duas facções confrontaram-se no campo de São Mamede, perto de Guimarães.
Quando D. Henrique morreu, em 1112, fica D. Teresa a governar o condado, pois achava que este lhe pertencia por direito, mais do que a outrem, porque o seu pai lhe teria dado o território na altura do casamento. Associou ao governo o conde galego Bermudo Pérez de Trava e o seu irmão Fernão Peres de Trava. A crescente influência dos condes galegos no governo do condado Portucalense levou à revolta verificada em 1128. Os revoltosos escolheram para seu líder D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique e de D. Teresa.
Com a derrota, D. Teresa e Fernão Peres abandonaram o governo condal, que ficaria agora nas mãos do infante e seus partidários, desagradando o Bispo de Santiago de Compostela, Diogo Gelmires, que cobiçava o domínio das terras. D. Teresa desistia assim das ambições de ser senhora de Portugal. Existem rumores não confirmados que ela tenha sido aprisionada no Castelo de Lanhoso. Há até quem relate as maldições que D. Teresa pregou ao seu filho D. Afonso Henriques.
1901 - Picasso expõe em Paris

Pablo Picasso apresenta os seus óleos pela primeira vez em Paris, numa galeria da prestigiada rua Laffite. O artista espanhol de 19 anos era naquele momento relativamente desconhecido fora de Barcelona, mas já tinha produzido centenas de pinturas.
Hoje, o trabalho da sua vida poderia encher um museu inteiro e poderia oferecer a história de uma variedade de movimentos de arte. Durante a maior parte da sua carreira criativa, Picasso parecia mais interessado em criar formas do que em imitá-las, mas na sua primeira exibição de Paris apareceu mal humorado, com pinturas representando o artista jovem obviamente com talento.
Uma vez milionário com um castelo e com caderneta do partido comunista, Picasso negou-se a reduzir a sua actividade até à sua morte com 91 anos de idade.

Nasceram:

1360 - Nuno Álvares Pereira, general português (m. 1431)

1967 - Richard Kruspe-Bernstein, guitarrista da banda Rammstein

1987 - Lionel Messi, futebolista argentino

Outros eventos:






Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!