temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

21 julho 2013

Neste dia - 21 de Julho

1954 - Lançamento do primeiro livro da trilogia O Senhor dos Anéis

Na publicação, a maior parte dos custos foi devido à falta e preço do papel no pós-guerra, mas para manter o preço baixo da primeira edição, o livro foi dividido em três volumes: A Irmandade do Anel publicado em 1954, As Duas Torres, publicado alguns meses depois, O Regresso do Rei e mais seis apêndices, publicado em 1955. O atraso na produção dos apêndices, dos mapas e especialmente os índices resultou que fossem publicados mais tarde do que esperado - em 21 de julho de 1954, em 11 de novembro de 1954 e em 20 de outubro de 1955, respectivamente, no Reino Unido. O Retorno do Rei foi especialmente atrasado. Tolkien inclusive não gostou muito do título de O Retorno do Rei, acreditando que era demasiado afastado da linha da história. Tinha sugerido originalmente o título A Guerra do Anel, que foi rejeitada por seus editores.
Os livros foram publicados sob um arranjo de "participação nos lucros", por meio do qual Tolkien não receberia um adiantamento ou direitos de autores até que os livros cobrissem os gastos, depois do qual teria uma parte grande dos lucros. Um índice para os três volumes, que viria no fim do último, já fora prometido à época do lançamento do primeiro volume, mas provou-se ser imprático para compilá-lo num período razoável. Em 1966, quatro índices, não compilados por Tolkien, foram adicionados ao Retorno do Rei.




1997 - Lançamento do Primeiro livro da série Harry Potter em inglês: Pedra Filosofal

2007 - Lançamento do último livro da série Harry Potter em inglês: Harry Potter e os Talismãs da Morte


Harry Potter é uma série de aventuras fantásticas escrita pela britânica J. K. Rowling. É constituída por sete livros e, desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, ganhou grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo e deu origem a filmes, videojogos, entre outros itens.
Mundialmente, a série Harry Potter vendeu cerca de um bilião de exemplares, até dezembro de 2011, em mais de 67 idiomas. O livro da série que mais vendeu foi Harry Potter e a Pedra Filosofal com cerca de 120 milhões de cópias comercializadas. Graças ao grande sucesso dos livros, Rowling tornou-se a mulher mais rica na história da literatura. Os livros são publicados pela Editora Rocco no Brasil e pela Editorial Presença em Portugal.
Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort. Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades.
Todos os sete livros planeados  foram publicados. O sétimo e último, denominado "Harry Potter and the Deathly Hallows" (em Portugal, "Harry Potter e os Talismãs da Morte"), foi lançado nos Estados Unidos em 21 de Julho de 2007, e no Brasil e Portugal em 10 de Novembro e 16 de Novembro, respectivamente.
Os sete livros deram origem a oito filmes, com o último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, sendo dividido em duas partes: uma lançada em 19 de Novembro de 2010, e a outra em 15 de Julho de 2011.
Nasceram:
1899 - Ernest Hemingway, escritor norte-americano (m. 1961)
1940 - João Perry, actor português
1941 - Diogo Freitas do Amaral, político português
1947 - Co Adriaanse, treinador de futebol holandês

1948 - Cat Stevens, cantor britânico
1951 - Robin Williams, ator norte-americano

1971 - Nuno Markl, humorista e escritor português


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!