temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

23 julho 2013

Neste dia - 23 de Julho

1833 - Travada a Batalha da Cova da Piedade entre as forças absolutistas e liberalistas em Portugal

A Batalha da Cova da Piedade foi travada no dia 23 de Julho de 1833 entre as forças Realistas (miguelistas ou absolutistas) de Dom Miguel e as forças Constitucionais (ou Liberais) de Dom Pedro IV.
As tropas Liberais planeavam invadir Lisboa através da Margem sul do Rio Tejo.
O choque entre os dois exércitos deu-se na localidade da Cova da Piedade, a poucos quilómetros de Cacilhas.
Após o confronto inicial, o exército Liberal conseguiu avançar sobre os absolutistas forçando-os a bater em retirada para Lisboa onde se refugiaram no Castelo de Almada.
No dia seguinte, o castelo foi capturado pelos liberalistas e o General Teles Jordão das forças absolutistas foi morto a golpes de sabre por um oficial Liberal, sendo enterrado na praia com um braço de fora.
Esta vitória marcou o fim das esperanças dos Miguelistas de conter o avanço Liberal sobre a Capital, e foi decisiva para a ocupação de Lisboa bem como para o desfecho da Batalha Liberal contra os Absolutistas.


1942 - Holocausto: é aberto o campo de extermínio de Treblinka

Treblinka foi o quarto campo de extermínio alemão onde judeus foram exterminados em câmaras de gás alimentadas por motores a explosão localizado nos arredores da cidade de Treblinka, em Polónia ocupada por os alemães. Também foi o primeiro campo de morte alemão onde ocorreu a cremação dos cadáveres a fim de ocultar o número de pessoas mortas. Neste campo foi criado um sistema de trabalho (sonderkommando) onde os judeus eram incumbidos de receber os comboios que chegavam, conduzir os deportados para as câmaras de gás, retirar os cadáveres, extrair os dentes de ouro, e proceder a cremação. Este campo foi dividido pelos alemães em dois campos menores, onde num deles os prisioneiros somente se ocupavam do extermínio e recuperação de objetos, e um segundo campo onde os prisioneiros só se ocupavam da retirada dos cadáveres e cremação.
Para o funcionamento do campo, os prisioneiros foram divididos pelos alemães em "castas" que se compunham de um "comandante" judeu do campo, que tinha como função coordenar o trabalho dos outros prisioneiros. Para isso ele contava com a assistência de outros prisioneiros chamados de "kapos" que comandavam pequenos grupos chamados de comandos, cada um com funções distintas, como por exemplo comando da limpeza, que tinha como função manter o campo limpo, comando de lenhadores que tinha como função desbastar os bosques que existiam à  do campo, e entre outros comandos.
Foi em Treblinka que ocorreu, em 1943, uma revolta dos prisioneiros onde sobreviveram aproximadamente 15 pessoas.

Nasceram:

1920 - Amália Rodrigues, cantora portuguesa (m. 1999)

1961 - Woody Harrelson, ator norte-americano

1965 - Saul Hudson (Slash), ex-guitarrista das bandas Guns N' Roses e Velvet Revolver

1973 - Monica Lewinsky, ex-estagiária da Casa Branca no governo do ex-presidente Bill Clinton

1989 - Daniel Radcliffe, ator inglês, que se destaca protagonizando Harry Potter



Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!