temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

26 julho 2013

Neste dia - 26 de julho

1139 - Afonso, então conde portucalense, é aclamado rei de Portugal



D. Afonso I de Portugal, mais conhecido por D. Afonso Henriques  foi o fundador do Reino de Portugal e o seu primeiro rei, com o cognome O Conquistador
O pai de D. Afonso Henriques, Henrique de Borgonha, morreu quando Afonso Henriques tinha três anos, tendo Afonso Henriques de Borgonha herdado o Condado Portucalense da sua mãe, filha de Castela, mas não o Ducado de Borgonha, que o seu pai, segundo na linha de sucessão, não tinha obtido.
Segundo a lei sálica, nem a mãe, filha ilegítima, nem D. Afonso Henriques (descendente de Borgonha e cujo condado tinha sido obtido por aliança) poderiam herdar o mesmo (o que se tornaria objecto de grandes contestações por parte da família de Castela, bastante tempo após a acessão de Portugal à independência).
D. Afonso Henriques de Borgonha, Conde de Portugal, foi o primeiro rei de Portugal, cuja independência foi declarada em detrimento dos reinados de Castela e Leão. D. Afonso Henriques foi proclamado rei em 26 de Julho de 1139, tendo sido reconhecido como o Conquistador por ter alargado o seu reino e o ter defendido dos Mouros e por ter ganho a independência de Portugal sobre Castela. Do seu matrimónio com D. Mafalda de Sabóia, nasceram sete filhos, entre os quais D. Sancho I, o seu sucessor. Morreu em 6 de Dezembro de 1185, em Coimbra.

1908 - É criado o FBI nos Estados Unidos da América

Em 1908 foi fundado o Bureau Of Investigations (BOI) nos Estados Unidos que, em 1935, passou a ser conhecido pelo nome atual: Federal Bureau of Investigations ou FBI.
Trata-se de um organismo de investigação criminal que, dependendo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, tem jurisdição sobre as violações de diversas tipologias de crimes, além de ser uma agência de Serviços Secretos internos.
Com sede no Edifício J. Edgar Hoover de Washington, o FBI dispõe de mais de 50 escritórios internacionais, espalhados por diversas embaixadas do mundo inteiro. 
Entre os seus objetivos prioritários encontra-se a proteção dos Estados Unidos contra o terrorismo e a espionagem, assim como os ataques cibernéticos e delitos de alta tecnologia, entre outros.

Nasceram:

1884 - Lino Ferreira, ator e diretor de cinema e teatro português (m. 1939)

1932 - Vasco Almeida e Costa, político português

1943 - Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones

1949 - Roger Taylor, baterista do Queen

1959 - Kevin Spacey, ator norte-americano

1964 - Sandra Bullock, atriz norte-americana

1966 - Carlos Sousa, piloto de ralis português

1987 - Fredy Montero, futebolista colombiano

Outros eventos:




Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!