temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

12 agosto 2013

Neste dia - 12 de Agosto

1981 - A IBM lança o primeiro computador pessoal

O IBM PC (Personal Computer ou "computador pessoal") foi a versão original e progenitor da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Lançado em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150. Seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipe de doze engenheiros e projetistas sob a direção de Don Estridge da IBM Entry Systems Division em Boca Ratón, Flórida.

1984 - Carlos Lopes conquista a 1ª medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Carlos Alberto de Sousa Lopes (Vildemoinhos, Viseu - 18 de Fevereiro de 1947) é um ex- atleta português; um dos melhores da sua geração e uma referência mundial do atletismo de longa distância. Lopes sobressaiu tanto nas provas de pista, como nas de estrada e no corta-mato (cross-country). Foi vencedor da Medalha Olímpica Nobre Guedes em 1973.
m 1967, Carlos Lopes foi recrutado pelo Sporting Clube de Portugal, de Lisboa. A ida para Lisboa, deveu-se tanto a razões desportivas, como à promessa de um melhor emprego como serralheiro. É no Sporting que encontra o treinador da sua vida, Mário Moniz Pereira. Moniz Pereira foi o mentor de várias gerações de atletas portugueses de fundo e meio-fundo.
Em 1975, Carlos Lopes e alguns outros atletas do Sporting passam a treinar duas vezes por dia. Lopes era dispensado do seu emprego (entretanto foi contínuo no jornal Diário Popular e num banco) na parte da manhã. Entrava-se assim, na era do semi-profissionalismo.
Em 1976, Lopes ganha pela primeira vez o Campeonato do Mundo de Corta-Mato, que nesse ano se realizava em Chepstown, no País de Gales. Como mais tarde viria a demonstrar, Lopes fez uma corrida demonstrando uma enorme auto-confiança, mostrando resistência, sentido táctico e muito boa ponta final (sprint).
Carlos Lopes, que já tinha estado sem glória nos Jogos de Munique em 1972, era uma das maiores esperanças portuguesas para os Jogos Olímpicos de Montreal, no Verão de 1976. Lopes teve, aliás, a honra de ser o porta-bandeira da equipa portuguesa durante a cerimónia inaugural.
Na final dos 10 000 metros, Carlos Lopes forçou o andamento desde o início. Seguindo as instruções de Moniz Pereira, a táctica era a de rebentar com a concorrência (ou com ele próprio). De facto, Carlos Lopes iniciou o último meio quilómetro bem adiantado do pelotão. Mas não ia só. Lasse Viren, da Finlândia, tinha sido o único a conseguir acompanhar Lopes. Nas últimas centenas de metros, Viren atacou forte, ultrapassou Lopes e ganhou a medalha de ouro. Lopes foi segundo e teve de se contentar com a prata. O finlandês era um atleta de excepção, e ganhou também o ouro nos 5 000 metros.
Era a primeira vez, desde há décadas, que Portugal conquistava uma medalha olímpica, e a primeira vez no atletismo.
Em 12 de Agosto, Carlos Lopes venceu a prova de maratona nos Jogos de 1984, tornando-se o primeiro português a ser medalhado com o ouro nos Jogos Olímpicos. A prova foi rápida, e a marca atingida (2h9m21s) foi recorde olímpico até aos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 (veja-se a lista de campeões olímpicos da maratona).
Palmarés:
  • 1976 venceu o Campeonato do Mundo de Corta-mato.
  • 1976 2º Lugar nos Jogos de Montreal.
  • 1977 2º Lugar no Campeonato do Mundo de Corta-mato.
  • 1982 venceu os 10000 metros de Bislett Games em Oslo
  • 1982 venceu a Corrida de São Silvestre de São Paulo, Brasil.
  • 1983 2º Lugar no Campeonato do Mundo de Corta-mato.
  • 1983 2º Lugar na maratona de Roterdão.
  • 1984 venceu o Campeonato do Mundo de Corta-mato.
  • 1984 2º Lugar no Meeting de Estocolmo, em 1º lugar ficou outro português, Fernando Mamede.
  • 1984 venceu a maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, estabelecendo o recorde olímpico da prova
  • 1984 venceu a tradicional Corrida de São Silvestre de São Paulo, no Brasil,
  • 1985 venceu o Campeonato do Mundo de Corta-mato (cross-country)
  • 1985 venceu a maratona de Roterdão e quebrou o recorde mundial da prova.
2000 - Naufrágio do submarino russo Kursk

Naufrágio do submarino russo Kursk, com 118 marinheiros, no mar de Barents.
Link

Nasceram:

1643 - Afonso VI, rei de Portugal.
1860 - Klara Hitler, mãe de Adolf Hitler.
1907 - Miguel Torga, escritor português.
1911 - Cantinflas, ator e comediante mexicano.
1949 - Mark Knopfler, músico escocês, líder da antiga banda Dire Straits.
1971 - Pete Sampras, ex-tenista norte-americano.

Outros eventos:

Dia Internacional da Juventude


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!