1912 - Lançado Tarzan dos Macacos, de Edgar Rice Burroughs, o livro de estreia do herói
Tarzan é um personagem de ficção criado pelo escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs na revista pulp All-Story Magazine em 1912 e publicado em formato livro em 1914 . O personagem apareceu em mais vinte e quatro livros e em diversos
contos avulsos. Outros escritores também escreveram obras com o herói:
Barton Werper, Fritz Leiber, Philip José Farmer etc.
Tarzan é filho de aristocratas ingleses que desembarcam em uma selva africana após um motim. Com a morte de seus pais, Tarzan é criado por macacos na África,
depois da morte de seus pais. Seu verdadeiro nome é John Clayton III,
Lorde Greystoke. Tarzan é o nome dado a ele pelos macacos e significa
"Pele Branca". É uma adaptação moderna da tradição mitológico-literária de heróis criados por animais. Uma destas histórias é a de Rômulo e Remo , que foram criados por lobos e posteriormente fundaram Roma .
Por ter sobrevivido na selva desde sua infância, Tarzan mostra
habilidades físicas superiores às de atletas do "mundo civilizado" , além de poder se comunicar com os animais
1955 - Lançado o Livro Guinness dos Recordes, inicialmente como brinde aos consumidores da cerveja Guinness
O Guinness World Records (antigo Guinness Book of Records, lançado em português como Livro Guinness dos Recordes) é uma edição publicada anualmente, que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza. Em 2003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1955, sendo o décimo livro mais vendido da história, o de 2009 é o quinquagésimo-quinto.
Em 10 de Novembro de 1951 Sir Hugh Beaver, diretor administrativo da cervejaria Guinness, participou numa caçada e acabou envolvendo-se numa discussão: qual seria a ave de caça mais veloz da Europa – a tarambola ou o tetraz. Foi assim que se deu conta que um livro que fornecesse respostas para este tipo de perguntas talvez fizesse sucesso.
A ideia de Sir Hugh tornou-se realidade quando Norris McWhirter e Ross McWhirter, que administravam uma agência de apuração de fatos em Londres, foram contratados para fazer uma colectânea que viria a tornar-se o Guinness Book of Records. A primeira edição foi publicada em 27 de agosto de 1955 e, no Natal daquele ano, já havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido.
Nasceram:
1877 - Charles Rolls, engenheiro automobilístico inglês (m. 1910)
1941 - Cesária Évora, cantora cabo-verdiana (m. 2011)
1968 - Jorge Cadete, ex-futebolista português
1976 - Carlos Moyà, tenista espanhol
1976 - Mark Webber, piloto australiano de Fórmula 1
1977 - Deco, futebolista brasileiro-português