temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

10 setembro 2013

Neste dia 10 de Setembro

1977 - A guilhotina cai pela última vez na França

Foi na prisão Baumetes, em Marselha, na França, que a guilhotina foi usada pela última vez, em um dia como hoje, no ano de 1977. Nesta data, ocorreu a execução do imigrante tunisiano Hamida Djandoubi condenado por assassinato.
A guilhotina ganhou fama com a Revolução Francesa, quando o físico e revolucionário Joseph-Ignace Guillotin conseguiu aprovar uma lei exigindo que todas as sentenças de morte fossem realizadas por "meio de uma máquina". Máquinas de decapitação já haviam sido usadas na Irlanda e na Inglaterra e Guillotin e seus seguidores acreditavam que este aparelho proporcionaria uma morte mais "humana" do que outras técnicas como enforcamento e fuzilamento. A máquina de decapitação francesa foi construída e testada em cadáveres no dia 25 de abril de 1792. Um assaltante de estradas foi a primeira pessoa a ser executada na França revolucionária por este método.
O aparelho logo ficou conhecido como guilhotina por conta do seu incentivador e mais de 10 mil pessoas foram decapitadas durante a Revolução, incluindo o rei Luís XVI e Maria Antonieta, que eram, respectivamente, rei e rainha da França.
O uso da guilhotina continuou na França ao longo dos séculos 19 e 20, até sua última execução em 1977. Em setembro de 1981, a França proibiu a pena de morte, abandonando assim a guilhotina para sempre. Há um museu dedicado à guilhotina em Liden, na Suécia.

1991 - Nirvana lança single que mudou uma época: "Smells Like Teen Spirit"

A música "Smells Like Teen Spirit", da banda norte-americana Nirvana, era lançada num dia como este, no ano de 1991. É a faixa de abertura do seu segundo disco, Nevermind (1991), lançado pela DGC Records. Composta por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl e produzida por Butch Vig, a música tem o formato verso-refrão e o riff principal é usado na introdução e no refrão para criar uma intensa variação sonora - alternando entre música muito alta e baixa - o que criou uma dinâmica muito particular para esta música. O inesperado sucesso de "Smells Like Teen Spirit" levou a banda alternativa Nirvana, de Seattle, para o topo das paradas de sucesso. A música é um dos seus maiores hits e alcançou a sexta posição na lista "Billboard Hot 100", permanecendo como grande sucesso na indústria musical entre 1991 e 1992.
"Smells Like Teen Spirit" recebeu ótimas críticas, assim como o videoclipe da música. A canção foi apelidada de "um hino para crianças apáticas" da geração X. A banda, contudo, nunca se sentiu confortável com o sucesso e a atenção que passou a despertar. Mesmo anos depois da morte do vocalista Kurt Cobain, ouvintes e críticos apontam "Smells Like Teen Spirit" como uma das maiores músicas de rock de todos os tempos.
O nome da música foi uma ideia de Cobain após uma amiga sua, Kathleen Hanna, da banda Bikini Kill, ter escrito com spray "Kurt Smells Like Teen Spirit" na sua parede. Aquilo pareceu um slogan revolucionário para ele. No entanto, Hanna fez isso pois Kurt cheirava a um desodorante chamado Teen Spirit, que sua então namorada Tobi Vail usava. Cobain disse mais tarde que nem fazia ideia que aquilo era uma marca de desodorante. Ele só teria descoberto isso meses depois do lançamento do single.


Nasceram:

1893 - Maria de Jesus, supercentenária portuguesa (m. 2009)

1918 - Rin-Tin-Tin, cão-ator (m. 1932) :)

1923 - Alfredo Nobre da Costa, político português (m. 1996)

1939 - Jorge Sampaio, ex-presidente de Portugal

1941 - Gunpei Yokoi, criador do minigame Game Boy (m. 1997)

1950 - Marinho Pinto, advogado português





Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!