temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

19 setembro 2013

Neste dia 19 de Setembro

1928 - Nasce o Rato Mickey

O Rato Mickey faz hoje anos. A data do seu nascimento foi no dia 19 de Setembro de 1928, em que Mickey foi apresentado e falou na primeira animação sonora, um pequeno filme em preto e branco de Walt Disney, chamado Steamboat Willie, estreado nesse dia no Old Colony Theatre, em Nova York.


Durante uma viagem , Walt Disney começou a desenhar num papel um novo personagem: um rato a que chamou Mortimer. Mostrou o desenho a Lilly, sua mulher. Ela achou que Mortimer não era um nome bonito. Precisava ser algo bem mais fácil com o máximo de duas sílabas - como os nomes de cães e gatos de estimação. Foi quando ela sugeriu Mickey. Estava começando a carreira de um dos personagens mais conhecidos do mundo.

Walt entregou os desenhos a um amigo animador, Ub Iwerks, que seria, na verdade, o primeiro animador e criador do Mickey nos desenhos animados. Num pequeno estúdio, criaram duas animações com aventuras do rato que fracassaram porque ninguém viu qualquer interesse nelas. A partir daí, Walt quis produzir uma curta-animação sonora - algo inédito e que certamente chamaria atenção. Inicialmente, Walt tentou sem sucesso fazer um acordo com as empresas de som RCA e Western Electric. Depois, utilizou o processo Powers Cinephone, e após uma sessão de gravação desastrosa, o desenho foi gravado utilizando uma banda sonora com 15 músicos, efeitos sonoros precários e Walt fazendo a voz de Mickey. Estava sendo criado um dos filmes mais famosos de Mickey Mouse - o "Steamboat Willie", onde se podem ver as aventuras dele num barco a vapor. A distribuição foi fácil desta vez, e o tal rato falante, num desenho sonoro sincronizado, fez de Walt Disney uma das figuras mais importantes e famosas do século XX.

No início, a figura de Mickey Mouse foi muito comparada à de Charlie Chaplin - o que gerou muitas controvérsias na época.Além disso, Mickey era excessivamente travesso nos seus primeiros filmes, sendo até maldoso e atrevido em algumas situações. Algumas cenas tiveram até que ser cortadas porque Walt Disney recebeu uma infinidade de cartas reclamando do comportamento malicioso do rato. Assim, foi adocicando os desenhos e deixando Mickey cada vez mais bem comportado até se tornar no sinónimo de "um bom rapaz", como é conhecido até hoje.





1783 - Os irmãos Montgolfier fazem o primeiro voo em balão tripulado

Os irmãos Joseph Michel Montgolfier (26 de Agosto de 1740 – 26 de Junho de 1810) e Jaques Étienme Montgolfier (6 de Janeiro de 1745 – 2 de Agosto de 1799) foram inventores que construíram o primeiro balão tripulado no ano de 1783.

Os irmãos eram filhos de um fabricante de papel (a fábrica é a Canson, que até hoje é uma das companhias mais tradicionais e modernas do mundo) de Annonay, sul de Lyon, França. Segundo consta, quando os irmãos brincavam com um saco de papel aberto invertido sobre o fogo, eles repararam que o saco flutuava. Com isso, descobriram que poderiam finalmente realizar o grande sonho da humanidade, o de voar. Passaram então a fazer diversos experimentos com diversos materiais até construírem um balão prático.

No dia 5 de junho de 1783, exibiram publicamente um balão que possuía 32m de circunferência e era feito de linho que foi enchido com fumaça de uma fogueira de palha seca, elevou-se do chão cerca de 300m, durante cerca de 10 minutos voando uma distância de aproximadamente 3 quilómetros.

No dia 19 de setembro de 1783, perante o Rei Luis XVI e a Rainha Maria Antonieta, Joseph Montgolfier repetiu sua experiência, o balão voou por 25 minutos com dois ocupantes (Pilatre de Rozier e François Laurent) percorrendo mais ou menos 9 quilómetros.


1991 - Descoberta de Ötzi, o homem do gelo

Ötzi ou Múmia do Similaun é uma múmia masculina bem conservada com cerca de 5300 anos. A múmia foi encontrada por alpinistas nos Alpes italianos em 1991, em uma geleira dos Alpes de Ötztal perto do monte Similaun, na fronteira da Áustria com a Itália. O apelido Ötzi deriva do nome do vale da descoberta. Ele rivaliza a múmia egípcia "Ginger" no título de mais velha múmia humana conhecida, e oferece uma visão sem precedentes da vida e hábitos dos homens europeus na Idade do Cobre.

Ötzi foi encontrado por dois turistas alemães, Helmut e Erika Simon, em 19 de setembro de 1991. Eles primeiro pensaram que se tratasse de um cadáver moderno, como diversos outros que são freqüentemente encontrados na região. O corpo foi confiscado pelas autoridades austríacas e levado para Innsbruck, onde sua verdadeira idade foi finalmente estabelecida. Pesquisas posteriores revelaram que o corpo fora encontrado poucos metros além da fronteira, em território italiano. Ele agora está exposto no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul, Bolzano, Itália.


Nasceram:

1946 - Brian Henton, ex-piloto inglês de F-1.

1973 - José Azevedo, ciclista português.

1982 - Eduardo, futebolista português.


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...