temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

22 setembro 2013

Neste dia - 22 de Setembro

1862 - Abraham Lincoln proclama liberdade aos escravos dos Estados Confederados da América.

Abraham Lincoln (Hodgenville, 12 de fevereiro de 1809 — Washington, 15 de abril de 1865) foi um político Norte-Americano, 16° presidente dos Estados Unidos de março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865.

Liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra de Secessão, preservando a União e abolindo a escravidão. Antes de sua eleição em 1860 como o primeiro presidente Republicano, Lincoln atuou como advogado de condado, legislador pelo estado de Illinois, membro da Câmara dos Representantes e duas vezes candidato derrotado ao Senado dos Estados Unidos. Oponente declarado à expansão da escravidão nos Estados Unidos, Lincoln venceu a pré-candidatura do Partido Republicano em 1860, sendo eleito presidente no final do mesmo ano. Grande parte de seu mandato foi dedicado ao combate aos separatistas dos Estados Confederados da América durante a Guerra da Secessão.

Em 22 de Setembro de 1862 publicou a proclamação que concedia a liberdade aos escravos dos estados confederados. Aos olhos das outras nações, a libertação deu um novo sentido à guerra e abriu caminho para a abolição da escravatura em todo o país, em 1865.


1981 - Viagem inaugural do TGV

O TGV (do francês: Train à Grande Vitesse) é o comboio de alta velocidade francês. É construído pela empresa francesa Alstom, e TGV é uma marca registada da SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français), empresa pública de transporte ferroviário francesa.

O TGV viaja em linhas especiais conhecidas como LGV (ligne à grande vitesse ≡ "linha de alta velocidade"), permitindo velocidades de 320 km/h em operação normal nas linhas mais recentes. O TGV também pode usar linhas convencionais, mas neste caso, a velocidades mais baixas. O TGV tem cerca de 200 destinos na França e no estrangeiro.

Em 3 de Abril de 2007, durante um teste de velocidade, a composição V150, fabricada pela Alstom, atingiu a velocidade de 574,8 quilómetros por hora em Le Chemin, perto de Champanha-Ardenas, na linha Paris-Estrasburgo, que foi aberta a passageiros no dia 10 de Junho de 2007, estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade sobre carris (o Shinkansen JR-Maglev não utiliza carris, mas sim sustentação magnética), ultrapassando o objectivo de 540 km/h que havia sido inicialmente previsto (V150 querendo significar 150 metros por segundo, ou seja 540 km/h).


Nasceram:

1936 - José Roquette empresário português.

1957 - Nick Cave músico, compositor, autor, argumentista da Austrália

1958 - Andrea Bocelli, tenor, escritor e compositor italiano

1958 - Joan Jett, cantora e guitarrista americana de hard rock


Outros eventos

Dia Mundial Sem Carro.


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...