temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

27 setembro 2013

Neste dia - 27 de Setembro

1825 - Inauguração da primeira linha-férrea do Mundo

O transporte ferroviário é predominante em regiões altamente industrializadas, como a Europa, o extremo leste da Ásia e ainda em locais altamente populosos como a Índia. As ferrovias são o meio de transporte terrestre com maior capacidade de transporte de carga e de passageiros. Em muitos países em desenvolvimento da África e da América Latina, as ferrovias foram preteridas pelas rodovias como tipo de transporte predominante.


1968 - Marcello Caetano torna-se chefe de governo do Estado Novo

Vendo que Salazar estava impossibilitado de governar, Américo Tomás chamou Marcelo Caetano a 27 de Setembro de 1968 para o substituir.

O país "herdado" de Salazar era manifestamente diferente de 40 anos antes:

- Por um lado, a economia estava então em acelerado crescimento, graças às políticas económicas e sociais empreendidas por Salazar, bem como graças aos auxílios externos recebidos por Portugal no âmbito do Plano Marshall. Também a participação de Portugal na EFTA desde 1961 contribuia para a internacionalização e crescimento da economia Portuguesa.

- Por outro lado, havia-se atingido a escolaridade obrigatória universal, tinham quintuplicado o número de estudantes no liceu e triplicado nas universidades desde 1928.

Isto levava a que Portugal tivesse, principalmente nas cidades, uma nova burguesia que via em Caetano a esperança de abertura política do Estado Novo. Esta burguesia esperava de Caetano eleições livres e ainda maior liberalização da economia.

Caetano sentia que o apoio desta nova classe era fundamental e tomou algumas iniciativas políticas como renomear a PIDE como Direção-Geral de Segurança e permitir à oposição concorrer às eleições legilsativas de 1969, no entanto, mais uma vez, sem uma hipótese realistica de alcançar quaisquer lugares na Assembleia Nacional. Também passou a aparecer semanalmente num programa da RTP chamado Conversas em família, explicando aos Portugueses as suas políticas e ideias para o futuro do país.

Do ponto de vista económico e social, criou pensões para os trabalhadores rurais que nunca tinham tido oportunidade de descontar para a segurança social e lançou alguns grandes investimentos como a refinaria petrolífera de Sines, a Barragem de Cabora Bassa, entre outros.

A economia reagiu bem a estes investimentos e a população reagiu bem à abertura que apelidou de Primavera Marcelista.

No entanto, uma série de razões vieram a provocar a insatisfação da população. Por um lado, uma ala mais conservadora do regime, liderada pelo Presidente Américo Tomás, recusava maiores aberturas políticas e Caetano via-se impotente para fazer valer verdadeiras reformas políticas. Por outro lado, a crise petrolífera de 1973 fez-se sentir fortemente em Portugal. Por último, a continuação da Guerra Colonial, com o consequente derrame financeiro para a sustentar. Todos estes motivos levaram à crescente impopularidade do regime e, com ele, do seu líder.

Todos estes motivos contribuíram para o golpe militar do 25 de Abril que veio a derrubar o governo de Marcelo Caetano.


1998 - Criação do site de busca Google

No início era só um motor de busca, depois começou a partilhar vídeos e a disponibilizar um serviço de blogues e de correio electrónico e agora está no mundo dos 'smartphones' e dos 'tablets' e até já tem a sua rede social.

Fundada em 1998 pelos então estudantes Larry Page e Sergey Brin, o Google começou por ser uma simples página de pesquisa na Internet sediada na garagem de uma amiga comum, Susan Wojcicki, em Menlo Park, Califórnia.

Depressa a página ganhou expressão no mundo online e os financiamentos à empresa não tardaram. Primeiro foi Andy Bechtolsheim, co-fundador da Sun Microsystems, a contribuir com 100 mil dólares. Meses depois, Page e Brin conseguiram um financiamento de 25 milhões de dólares.

No entanto, os capitais investidos não chegaram para fazer face à expansão que os dois fundadores pretendiam. A 18 de Agosto de 2004, o Google entrou em bolsa com o preço inicial de aquisição de 85 dólares. A operação foi um sucesso, rendendo 1,67 mil milhões de dólares. Na primeira sessão valorizou 15% para os 100 dólares. Hoje já vale 538,35 dólares por acção, o que corresponde a uma subida de 533% face ao valor de estreia.

Este passo foi decisivo para reforçar a liderança do Google na net através da compra de outras empresas. Entre as aquisições mais valiosas estão o Doubleclick, empresa de publicidade online, por 3,1 mil milhões de dólares (Abril de 2007), o Youtube por 1,65 mil milhões (Outubro de 2006), o AOL (apenas 5% por mil milhões em Dezembro de 2005), o AdMob (por 750 milhões a 9 de Novembro de 2009), o ITA Software (por 700 milhões a 1 de Julho de 2010) e o Postini (por 625 milhões a 9 de Julho de 2007). Este ano já comprou a Motorola Mobility, unidade de produção de ‘smartphones' e ‘tablets' a funcionar com o sistema operativo Android, por 12,5 mil milhões de euros.

De resto, a missão empreendedora de Larry Page e Sergey Brin tem sido bem sucedida. Em 2010, o lucro do Google situou-se nos 8,5 mil milhões de dólares. E, de acordo com a Forbes, em pouco mais uma década Page e Brin, com 38 e 37 anos, conseguiram construir uma fortuna avaliada em 19,8 mil milhões de dólares cada, ocupando ambos um lugar na lista dos mais ricos do mundo.

Os desafios, porém, não ficam por aqui. Com o aparecimento das redes sociais, o Google perdeu algum fulgor para o Facebook. Para travar a ascensão da rede social fundada por Zuckerberg, Page e Brin já apresentaram o Google+, que em três meses atingiu a marca de 50 milhões de utilizadores.



Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...