temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

30 setembro 2013

Neste dia - 30 de Setembro

1846 - A anestesia é aplicada, pela primeira vez no mundo

A anestesia é aplicada, pela primeira vez no mundo, para a extração de um dente molar, por seu descobridor Thomas Morton.

Anestesia (do grego antigo αν-, an-, "ausência"; e αἲσθησις, aisthēsis, "sensação") tradicionalmente significa a condição de ter a sensibilidade (incluindo a dor) bloqueada ou temporariamente removida. Isso permite que os pacientes passem por cirurgias e outros procedimentos sem a angústia e a dor que experienciariam de outra maneira. A palavra foi cunhada por Sr. Oliver Wendell Holmes em 1846. Outra definição é uma "ausência de consciência reversível", seja uma ausência total de consciência (e.g., uma anestesia geral) ou uma ausência de consciência de uma parte do corpo como causam uma anestesia axial ou outro bloqueio de nervo. Anestesia é um estado farmacologicamente induzido de amnésia, analgesia, perda de responsividade, perda de reflexos musculares esqueléticos e diminuída resposta a stress.


1955 - James Dean, de 24 anos, morre em um acidente de automóvel

James Byron Dean (Marion, Indiana, 8 de Fevereiro de 1931 - Cholame, Califórnia, 30 de Setembro de 1955) foi um ator norte americano. É considerado um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950.

Considerado uma criança introspectiva, Jimmy, como era chamado, cresceu na fazenda dos tios, ali aprendeu a conduzir o trator e ordenhar vacas. Aos 14 anos, já participava do teatro escolar e aos 17 anos ganhou sua primeira moto, uma Triumph, presente do tio Marcus.

Em 1949, Dean foi para Los Angeles, com a intenção de estudar arte dramática e morar com o pai e a madrasta. Abandonou a faculdade e foi para Nova York frequentar o lendário Actor's Studio de Lee Strasberg. Para se manter em Nova York, trabalhou como garçom e cobrador de bilhetes de autocarro. Nesta mesma época conheceu Jane Deacy, que se tornou sua agente.

Em 1952, começou a fazer pequenas pontas na TV. Em 1953, encenou na Broadway a peça de Richard Wash "See the Jaguar". A peça foi um fracasso, mas James Dean chamou a atenção da critica. Encenou a Peça "O Imoralista", baseada na obra de André Gide, interpretando um homossexual. Com a peça ganhou o Tony Award de melhor ator do ano.

Em 1954, para estrelar o filme de Elia Kazan, "A Leste do Éden", baseado na obra de John Steinbeck, em que interpretava um jovem solidário e amargurado, teve que assinar um contrato com uma cláusula em que se comprometia a não conduzir carros de corrida durante as filmagens.

Enquanto James Dean era uma promessa, Marlon Brando já era um astro. As comparações eram inevitáveis.

Quando se dirigia para uma corrida, em 30 de Setembro de 1955, envolveu-se num acidente fatal, partindo imediatamente a coluna vertebral e sofrendo de hemorragias internas. Quando foi colocado na ambulância, o passageiro que estava a seu lado, o mecânico Rolf Wütherich, ouviu "um grito suave emotivo por Jimmy - a lamuria de um menino chamando sua mãe ou de um homem encarando Deus."

O médico-legista observou que o corpo de James Dean era coberto de cicatrizes. Num bar de Hollywood, onde era conhecido como "Cinzeiro Humano", ele oferecia seu peito e pedia às pessoas que apagassem seus cigarros nele.

No dia em que morreu, James Dean ainda esgotava ingressos com o seu primeiro filme. A consagração final chegou poucos dias após a sua morte, quando Juventude transviada chegou aos cinemas. Recebeu duas indicações ao Óscar.

Ganhou dois prémios do Globo de Ouro, em 1956 como melhor ator e, no ano seguinte, num prémio especial que o consagrou como ator favorito do público.








(James Dean memorial na Califórnia,

no cruzamento das estradas 46 e 41.)


1981 - É abolida a pena de morte na França

A pena de morte, também chamada pena capital, é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste na execução de um indivíduo condenado pelo Estado. Os criminosos condenados à pena de morte são geralmente culpados de assassinato premeditado. Mas a pena também é utilizada hoje para reprimir espionagem, estupro, adultério, homossexualidade e corrupção.


Nasceram:

1962 - Frank Rijkaard, ex-futebolista e treinador de futebol holandês

1964 - Monica Bellucci, atriz e modelo italiana

1969 - Sérgio Reoli, baterista brasileiro dos Mamonas Assassinas

1980 - Martina Hingis, ex-tenista suíça


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estava a ver que não ias comentar...