temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

05 setembro 2013

Neste dia - 5 de Setembro

1494 - Portugal ratifica o Tratado de Tordesilhas

No dia 5 de setembro de 1494 Portugal ratificou o Tratado de Tordesilhas, que fora anteriormente assinado na povoação castelhana de Tordesilhas, em 7 de junho de 1494. O tratado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha servia para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola após a viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica.
O tratado praticamente dividia o globo terrestre entre Portugal e Espanha. Ele definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Os territórios a leste desta linha pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha.
1972 - Ocorre o Massacre de Munique durante os Jogos Olímpicos

No dia 5 de setembro de 1972 um ataque terrorista manchou para sempre os Jogos Olímpicos de Munique. Neste dia, no episódio que ficou conhecido como Massacre de Munique, 11 membros da equipe olímpica de Israel foram tomados de reféns pelo grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro. Como desfecho, todos os atletas foram assassinados em vários momentos do sequestro. Também morreram cinco terroristas e um agente da polícia alemã. O episódio também ficou marcado pela falta de preparo da polícia alemã para lidar com a situação.

1997 - Morre Madre Teresa de Calcutá, prêmio Nobel da Paz  

No dia 5 de setembro 1997, em Calcutá, morria Teresa de Calcutá, uma feira católica de etnia albanesa que depois se naturalizou indiana. Ela foi a fundadora da ordem das Missioneiras da Caridade e também recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Nascida no dia 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, Agnes Gonxha Bojaxhiu, como é o seu verdadeiro nome, ingressou aos 18 anos na Ordem das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, na Irlanda. Ela estudou em Dublin, na Irlanda, e em Darjiling, na Índia, antes de aceitar os votos religiosos, em 1937. Seguiu com seus trabalhos em um colégio católico em Calcutá, onde ajudou os doentes e, em 1948, pediu permissão para deixar seu posto no convento e dedicar-se somente à ajuda aos doentes.
Mais tarde, a ordem das Missioneiras da Caridade foi reconhecida como uma congregação pontifícia sob a jurisdição de Roma. Seus membros, além dos votos de pobreza, castidade e obediência, têm que assumir um quarto voto: a promessa de servir aos pobres, a quem Madre Teresa descrevia como encarnações de Jesus. Após abrir um centro em Calcutá, em 1952, ela estendeu a ordem por todos os continentes.
Em reconhecimento ao seu trabalho, ela foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Em 1990, o papa João Paulo II pediu que realizasse suas tarefas com menos rigor, já que sua saúde estava fragilizada mas, mesmo assim, ela não abandonou suas atividades e trabalhou até o dia da sua morte, em 5 de setembro 1997. Em outubro de 2003, ela foi beatificada por João Paulo II.

Nasceram:

1735 - Johann Christian Bach, compositor alemão (m. 1782)

1847 - Jesse James criminoso norte-americano (m. 1882)

1946 - Freddie Mercury, cantor britânico-tanzaniano, líder do grupo Queen (m. 1991)

1951 - Michael Keaton, ator norte-americano




Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!