temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

07 outubro 2013

Neste dia - 07 de Outubro

1875 - Inaugurada a via-férrea que liga a Póvoa de Varzim ao Porto.

Em 28 de Outubro de 1856 foi inaugurada a primeira linha ferroviária em Portugal. Às 10H00 partiu da Estação de Santa Apolónia o comboio real tracionado pelas locomotivas Santarém e Coimbra (Egerstorff, 1855) com o rei D. Pedro V a bordo. Fez o percurso de Lisboa ao Carregado, 36,5 km, em cerca de 40 minutos.

A obra, iniciada em 1853, esteve a cargo da Companhia Central e Peninsular dos Caminhos de Ferro em Portugal. Após a rescisão do contrato com esta companhia, é concedida autorização a D. José de Salamanca, que em 20 de Junho de 1860 fundou a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses com o objectivo de explorar as linhas do Norte (Lisboa - Porto) e do Leste (Lisboa - Elvas - Badajoz). A Linha do Norte ficou concluída até Vila Nova de Gaia no dia 7 de Julho de 1864, um ano após a linha do Leste chegar a Badajoz, no dia 4 de Julho, para o que foi necessária a mudança da bitola existente (1,44 metros) para a bitola ibérica de 1,67 metros.

Para o sul do país os obstáculos foram maiores: a falta de investidores interessados, mesmo com grandes apoios do estado, deixa nas mão deste a responsabilidade de levar o comboio ao Algarve. A 1 de Julho de 1889, 25 anos depois de ter chegado ao Norte, o comboio chega finalmente a Faro.

No Norte, o comboio ia de vento em popa; a 20 de Maio de 1875 chegava a Braga, a 25 de Março de 1886 à Galiza e a 5 de Novembro de 1877 Gustave Eiffel ligava Vila Nova de Gaia ao Porto através da Ponte D. Maria Pia.

1973 - Inauguração do Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira.

No dia 29 de Fevereiro de 1971, os sócios do clube pacense decidiram a construção de uma nova casa para a equipa. Em 22 de Setembro de 1973, o Paços acordou com a Câmara Municipal os termos do arrendamento: o clube pagava 2400$00 por ano à autarquia pela utilização do futuro complexo. A 7 de Outubro de 1973, é finalmente inaugurado o Parque Desportivo da Ponte Real. O jogo inaugural, entre o Paços e o Vianense, a contar para a 3ª jornada do nacional da II Divisão (Zona Norte), foi assistido por 6000 pessoas, entre os quais se contavam o então Presidente da Câmara Municipal, Pinto de Almeida, e o Governador Civil do Porto, o major Paulo Durão. A cerimónia foi coroada com foguetes, palmas e a actuação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira. Na cerimónia de abertura, porém, o presidente da autarquia pacense equivocou-se, trocando o nome do lugar onde está situado o estádio (Ponte Real), por "Mata Real". O nome pegou, ficando para sempre associado à casa dos auri-verdes.

2001 - George Bush desencadeia uma campanha militar contra o Afeganistão devido aos atentados de 11 de setembro.

A 11 de setembro de 2001, dois aviões foram lançados com tripulação, seus passageiros e terroristas suicidas sobre as duas torres do World Trade Center, em Nova York. Essa foi a parte mais "espetacular" de uma sequência de atentados: o Pentágono foi atingido por outro avião, enquanto mais um caiu próximo à cidade de Pittsburg, antes de atingir o alvo - provavelmente a Casa Branca em Washington. De fato, tudo parecia um grande espetáculo, com cenas ao vivo, mostrada pelas TVs de todo o mundo.

A organização terrorista Al Qaeda foi responsabilizada pelo ataque aos Estados Unidos. A base da Al Qaeda estava sediada no Afeganistão, onde se encontrava o seu principal líder, o milionário de origem saudita Osama Bin Laden. O Afeganistão, controlado pelo grupo islâmico radical Talibã, se recusou a entregar Osama Bin Laden e a destruir a base da organização terrorista. Em 7 de outubro de 2001, tropas anglo-americanas atacaram o Afeganistão com o apoio do grupo afegão anti-talibã, Aliança do Norte. A derrota do regime Talibã foi seguida da ocupação do país por tropas anglo-americanas e a instalação no poder de um governo pró-Estados Unidos.


2003 - O ator Arnold Schwarzenegger vence a eleição para governador do estado da Califórnia, nos Estados Unidos

Arnold Alois Schwarzenegger; Graz, 30 de julho de 1947 é um ex-fisiculturista, ator, empresário e político austro-americano, tendo servido como 38º governador do estado da Califórnia.

Schwarzenegger iniciou os treinos físicos aos quatorze anos de idade. Foi premiado com o título de Mister Universo aos 18 e venceu o concurso Mr. Olympia um total de sete vezes.

Ganhou fama internacional, tornando-se um ícone de filmes de ação de Hollywood, notável pelos papéis principais em filmes como Conan the Barbarian e The Terminator.

Filiado ao Partido Republicano, foi eleito pela primeira vez em 7 de outubro de 2003, com um recall especial para substituir o então governador Gray Davis. Schwarzenegger foi empossado em 1º de novembro de 2003, para servir o restante do mandato de Davis. Foi então, reeleito a 7 de novembro de 2006, nas Eleições Governamentais da Califórnia de 2006, para servir um mandato completo como governador, derrotando o democrata Phil Angelides, que era o Tesoureiro de Estado da Califórnia na épocaLink. Ele tomou posse para o segundo mandato em 5 de janeiro de 2007. Em maio de 2004 e 2007, foi nomeado como uma das 100 pessoas que ajudaram a moldar o mundo, pela revista Time. No dia 3 de janeiro de 2011 foi sucedido pelo democrata Jerry Brown

Link
Nasceram:

1900 - Heinrich Himmler, oficial alemão e comandante da SS

1952 - Vladimir Putin, político russo

1953 - Tico Torres, baterista da banda americana Bon jovi

1967 - Toni Braxton, atriz e cantora norte-americana

1982 - Jermain Defoe, futebolista inglês


Outros eventos:

Dia Nacional dos Castelos

Desde 1984 que a 7 de Outubro se assinala o DIA NACIONAL DOS CASTELOS com actividades pedagógicas e lúdicas inteiramente dedicadas ao mundo dos castelos, para miúdos se graúdos, explorando as suas características próprias e evocando histórias, personagens, acontecimentos.

Vê aqui a lista de Castelo existentes em Portugal.

E para ti, qual é o Castelo mais bonito de Portugal?


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!