temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

10 outubro 2013

Neste dia 10 de Outubro

1944 - Meninos de famílias ciganas são exterminados na câmara de gás em Birkenau.

Auschwitz-Birkenau é o nome de um grupo de campos de concentração localizados no sul da Polónia, símbolos do Holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940 o governo alemão comandado por Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área, então na Polónia ocupada. Houve três campos principais e trinta e nove campos auxiliares.
Os três campos principais eram:
Auschwitz I - Campo de concentração original que servia de centro administrativo para todo o complexo. Neste campo morreram perto de 70.000 intelectuais polacos e prisioneiros de guerra soviéticos. Auschwitz II (Birkenau) - Era um campo de extermínio onde morreram aproximadamente um milhão de judeus e perto de 19.000 ciganos. Auschwitz III (Monowitz) - Foi utilizado como campo de trabalho escravo para a empresa IG Farben.O número total de mortes produzidas em Auschwitz-Birkenau está ainda em debate, mas se estima que entre um milhão e um milhão e meio de pessoas morreram ali.
A Alemanha invadiu a Hungria em março de 1944. Entre maio e julho de 1944, perto de 438.000 judeus da Hungria foram deportados para Auschwitz-Birkenau e a maioria deles foi lá executada. Se a capacidade dos fornos não era suficiente, os corpos eram queimados em fogueiras ao ar livre.
Famílias inteiras de ciganos foram encerradas em uma seção especial do campo. A maior parte foi para as câmaras de gás em julho de 1944; no dia 10 de outubro desse ano procedeu-se à execução dos meninos ciganos restantes em Birkenau.


1957 - Um incêndio deflagra no núcleo do reactor nuclear de Windscale (Cúmbria, Inglaterra), sendo, até então, o maior acidente do mundo num reactor nuclear

Em 10 de Outubro de 1957, o núcleo de grafite de um reactor nuclear britânico, em Sellafield (Cúmbria), incendiou-se, libertando quantidades significativas de contaminação radioactiva na área circundante. O evento, conhecido como Incêndio de Windscale (antigo nome da localidade), foi considerado o pior acidente do mundo de um reactor nuclear até o incidente de Three Mile Island em 1979. Ambos os incidentes foram ofuscados pela magnitude do acidente nuclear de Chernobil em 1986.


1979 - O jogo Pac Man começa a ser comercializado no mercado japonês pela Namco.

Pac-Man é considerado um marco da história dos videojogos. Quando foi lançado em 10 de Outubro de 1979 pela Namco poucos imaginariam o fenómeno social que em pouco tempo se iria tornar em todos os cantos do Mundo onde existisse um Salão Arcade. Capaz de apelar a pessoas de todos os sexos e idades Pac-Man é hoje em dia reconhecido por muitos como o jogo mais popular de todos os tempos. Controlando Pac-Man por um labirinto o nosso objectivo é comer todos os pontos fugindo dos Fantasmas (Blinky, Pinky, Inky e Clyde); se Pac-Man conseguir apanhar um dos pontos grandes (energizers) ganha temporariamente a capacidade de comer também os Fantasmas e conseguir pontos de Bónus que permitem ganhar "vidas" extra.


Nasceram:Link

1813 - Giuseppe Verdi, compositor de óperas italiano

1940 - Winston Churchill, político inglês

1954 - David Lee Roth, músico norte-americano, vocalista da banda Van Halen

1954 - Fernando Santos, treinador de futebol

1972 - Ricardo Sá Pinto, ex-futebolista português

1988 - Jason Moore, piloto inglês de corridas


Outros eventos:

Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial contra a Pena de Morte


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!