temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

17 outubro 2013

Neste dia - 17 de Outubro

1973 - Crise energética
A crise do petróleo de 1973 foi provocada pelo embargo do fornecimento de petróleo para os Estados Unidos e os países europeus, pelos países árabes integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). A medida foi uma represália ao apoio dos EUA e da Europa à ocupação de territórios palestinos por Israel, durante a Guerra do Yom Kippur. Depois do embargo, a Opep restringiu o fornecimento e os preços quadruplicaram. Os efeitos foram sentidos por todo o mundo.Antes da crise (1970) os modelos de carros eram enormes e possantes.
Durante o período de preços altos e perspectiva de falta de petróleo (1974) outros modelos foram apresentados para aquele mesmo público. Surgiram anúncios de carros compactos, oferecendo mais economia e desempenho.

Passado o susto (1976), voltam à cena os carrões, um deles trazendo até mesmo o slogan "You deserve it (Você merece)".

quando a situação exigiu, os consumidores até mudaram de postura com relação ao consumo mas ao primeiro sinal de que estava tudo bem ou de que a situação estava sob controle, voltaram a querer os mesmos carrões. Não houve uma mudança de comportamento.

1979 - Madre Teresa de Calcutá é eleita para o Prémio Nobel da Paz

Agnes Gonxha Bojaxhiu (Skopje, 26 de Agosto de 1910 — Calcutá, 5 de Setembro de 1997), conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá, religiosa indiana de origem albanesa. Prémio Nobel da Paz de 1979 pelo trabalho de solidariedade para com os pobres e doentes, foi chamada em vida de a "santa dos desamparados". Nasce em Skopje, hoje capital da Macedónia, filha de um próspero comerciante albanês, com o nome Agnes Gonxha Bojaxhiu.

Aos 18 anos faz a opção pela vida religiosa e vai para a Índia, onde leciona durante 16 anos em um colégio religioso para moças ricas. Em 1944 muda-se para Calcutá e passa a dar assistência a pobres e doentes, dizendo obedecer a um chamado de Deus.

Em 1949 funda a Ordem das Missionárias da Caridade. Sob sua orientação, a ordem constrói uma colónia para leprosos perto de Asansol, na Índia, que recebe o nome de Shantinagar (Cidade da Paz). Suas obras sociais se multiplicam pelo mundo todo, e hoje a ordem mantém missões em 111 países, entre eles o Brasil.

Em 1979, Madre Teresa ganha o Prémio Nobel da Paz em reconhecimento a seu trabalho. Recebe críticas em vida por não se importar com a origem do dinheiro arrecadado para financiar sua cruzada, aceitando doações de pessoas como Jean-Claude Duvalier, ex-ditador do Haiti. Mesmo doente, trabalha até morrer, de ataque cardíaco, em Calcutá, aos 87 anos.


O 17 de Outubro e Peyroteo

Em três diferentes anos, o 17 de Outubro foi um dia marcante na carreira de Fernando Peyroteo.
Em 1937, na estreia de Peyroteo em jogos oficiais, a contar para o campeonato de Lisboa apontou dois dos sete golos com que o Sporting bateu o Casa Pia, em jogo do campeonato de Lisboa.
Em 1938, a vitima foi o Carcavelinhos, batido por 13-0, com cinco golos de Peyroteo.
Em 1948, uma das maiores tardes de glória, para o maior marcador português de todos os tempos. Em jogo a contar para o campeonato nacional, em que o Sporting venceu o Boavista por 12-1, Peyroteo marcou oito golos, 5 deles consecutivos, em 37 minutos.

Nasceram:Link
1938 - António Calvário, cantor português

1938 - Evel Knievel, motociclista norte-americano

1972 - Eminem, rapper e ator norte-americano

1977 - André Villas Boas, treinador de futebol português

1979 - Kimi Räikkönen, piloto finlandês de automobilismo


Outros eventos:

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!