temas

Like Facebook

CartoonsFalhançosSalão de JogosSexy and HotTV onlineGifsFeed RSS

03 novembro 2013

Neste dia - 03 de Novembro

1887 - É fundada a Associação Académica de Coimbra, a mais antiga associação de estudantes de Portugal

A Associação Académica de Coimbra (sigla: AAC), fundada a 3 de Novembro de 1887, é a mais antiga associação de estudantes de Portugal. Representa os cerca de 20 000 estudantes da Universidade de Coimbra, que são automaticamente considerados seus sócios quando se encontrem inscritos nesta universidade.

A AAC alberga uma série de secções culturais e desportivas. Entre as secções culturais pontificam, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) que realiza anualmente o Festival "Caminhos do Cinema Português", a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), a Secção de Jornalismo (que edita o jornal universitário "A Cabra"), a secção de fado, o Grupo de folclore e etnografia (GEFAC) e os grupos de teatro (TEUC e CITAC). As secções desportivas abrangem um vasto leque de desportos, tais como o hóquei em patins, futebol, andebol, basquetebol, rugby, canoagem, natação, voleibol, ténis, artes marciais e xadrez, entre outros. A "Académica" é assim o "clube" mais eclético do pais, uma vez que "pratica" o maior número de modalidades.

Também referido como "Académica", o clube de futebol profissional mais conhecido de Coimbra, de seu verdadeiro nome Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC–OAF), é considerado o herdeiro da secção de futebol da AAC (que se mantém na pratica amadora), mas é hoje um clube independente, cuja ligação com a AAC é cada vez mais ténue.


1957 - A URSS lança para o espaço o satélite Sputnik, com a cadela Laika a bordo

A União Soviética lançou, neste dia, o primeiro animal para o espaço - de nome "Laika" - a bordo da nave espacial "Sputnik 2". A Laika, um husky Siberiano, era uma cadela vadia, que vivia nas ruas de Moscovo, antes ser alistada para o programa espacial soviético. A Laika foi passageira no segundo satélite artificial da URSS. Foi lançada para o espaço pelo menos mais uma dezena de cães russos, na preparação para a primeira missão espacial tripulada e, pelo menos, cinco deles, morreram no espaço. A 12 de Abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se no primeiro ser humano a viajar a bordo de uma nave espacial, a "Vostok 1". Deu uma volta completa à Terra, antes de aterrar com segurança na URSS.

Durante vário anos dizia-se que a cadela esteve em órbita à volta da Terra; sendo mantida viva através de um sistema de respiração artificial muito sofisticado: eléctrodos presos ao seu corpo davam aos cientistas na terra a informação que necessitavam sobre os efeitos biológicos provocados por uma viagem espacial como esta. A cadela morreu depois das baterias do seu sistema de respiração artificial terem acabado.
Link
Apenas em 2002, se soube a cruel verdade: após 4 a 5 horas de voo, a Laika faleceu com calor, sofrendo atrozmente com desidratação e convulsões.


1992 - Bill Clinton eleito 42° presidente dos Estados Unidos.

William "Bill" Jefferson Clinton (Hope, Arkansas, 19 de Agosto de 1946), nascido William Jefferson Blythe III e mais conhecido como Bill Clinton, é um político dos Estados Unidos que foi o 42º presidente do país, por dois mandatos, entre 1993 e 2001. Antes de servir como presidente, Clinton foi governador do estado do Arkansas por dois mandatos. Tomou posse aos 46 anos, ele foi o terceiro presidente mais jovem na data em que tomou posse. Ele tomou posse no final da Guerra Fria e foi o primeiro presidente da geração baby boomer. Ele é casado com Hillary Rodham Clinton, que é secretária de Estado desde 21 de janeiro de 2009 e foi senadora por New York entre 2001 a 2009. Ambos os Clintons receberam diplomas de direito da Universidade de Yale, onde se conheceram.


Nasceram:

1921 - Charles Bronson, ator norte-americano

1957 - Dolph Lundgren, ator sueco

1970 - Juskowiak jogador de futebol polaco

1973 - Mick Thomson,guitarrista da banda americana Slipknot

1977 - Aria Giovanni, modelo e atriz norte-americana

1979 - Pablo Aimar, futebolista argentino


Comenta aqui em baixo, quero saber o que achas disto!!
Não sejas invejoso, e partilha com os teus amigos!!